Contabilidade Introdutória
Exames: Contabilidade Introdutória. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandra2706 • 28/2/2014 • 2.683 Palavras (11 Páginas) • 385 Visualizações
CIÊNCIAS CONTABEIS
Contabilidade Introdutória - 1º período Turma 2013/02
PESQUISA CIENTÍFICA
SUMÁRIO
01 – Conceito de contabilidade ........................................................................ 03
02 – Finalidade de contabilidade ..................................................................... 03
03- Principais interessados em contabilidade .................................................. 03
04- Exercício social .......................................................................................... 04
05- Patrimônio e aspecto ................................................................................. 04
06- Balanço patrimonial ................................................................................... 05
07- Contas patrimoniais ................................................................................... 05
08- Contas de resultado ................................................................................... 06
09- Ativo e Passivo, Disponibilidade, Créditos, Estoques, Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado, Intangíveis, (Diferido), Compensado, Obrigatoriedade e Exigíveis a Longo Prazo .................................................... 06
10- Bens, Direitos e Obrigações ...................................................................... 09
11- Grupo do Ativo e Grupo do Passivo .......................................................... 09
12- Débito e Crédito Contábil ........................................................................... 10
13- Capital, Lucro ou Prejuízo ......................................................................... 10
Referências Bibliográficas ............................................................................... 11
01-CONCEITO DE CONTABILIDADE.
Silva e Tristão (2009, p. 05) conceituam que a contabilidade da seguinte forma: “representa uma realidade econômica e sua comunicação aos interessados por essa informação”.
Já Marion (2009, p.06), assim a define: “São registro de toda movimentação possível de avaliar em dinheiro que, por meio dos relatórios contábeis, são analisados pelos usuários servindo de instrumento para tomada de decisão”.
Por fim, Padoveze (2012, p.3) utiliza das seguintes palavras para conceituar contabilidade: "Podemos definir contabilidade como o sistema de informação que controla o patrimônio de uma entidade”.
02- FINALIDADE DA CONTABILIDADE.
Para Marion (2009, p. 28) a finalidade da contabilidade é a seguinte:
Todas as movimentações possíveis da contabilidade de mensuração monetária são registradas pela contabilidade que em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados através de relatórios contábeis recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro.
03- PRINCIPAIS INTERESSADOS EM CONTABILIADE.
Segundo Silva e Tristão (2009, p. 6 e 7):
Interessa ao Administrador ou gestor, podendo ser o proprietário do negócio ou não. As autoridades fiscais, ou fisco montaram uma estrutura de arrecadação de impostos, tributando os resultados das empresas. Em conjunto com o fisco as instituições financeiras têm contribuído substancialmente para expansão da contabilidade. Ao lado das instituições financeiras os investidores de capital que aportam recursos em entidades precisam fazer previsões futuras sobre seu desempenho e ter uma noção das oportunidades de retorno dos recursos aplicados. As agências governamentais de regulamentação são outros usuários importantes, pois estabelecem políticas públicas setoriais. Organizações sem fins lucrativos, particularmente aquelas mais voltadas para questões relacionadas com o desenvolvimento humano e social e as questões ambientais. A lista também inclui clientes, fornecedores, sindicatos, empregados estudiosos do comportamento das empresas, jornalistas econômicos, partidos políticos, entre outros.
Sobre a matéria Marion (2009, p. 29) descreve:
Os administradores, os investidores (sócios ou acionistas), ou seja, aqueles que aplicam dinheiro na empresa e estão interessados em obter lucro por isso utilizam a contabilidade, analisando se a empresa é rentável; os fornecedores de mercadorias a prazo que querem saber se empresa tem condições de pagar suas dívidas; os bancos, por sua vez, emprestam dinheiro desde que a empresa tenha condições de pagamentos; o governo quer saber quanto de impostos foi gerado para os cofres públicos; outros interessados desejam conhecer melhor a situação da empresa: empregados, os sindicatos, os concorrentes etc.
04-EXERCÍCIO SOCIAL.
De acordo com Assaf e Araújo (2004, p. 79) “O exercício social poderá ou não coincidir com o ano civil sendo este o período o 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano, fica a critério da empresa definir o intervalo de seu exercício social”.
05-PATRIMÔNIO E ASPECTO.
De acordo com Marion (2009, p.37):
O termo patrimônio significa, a principio, o conjunto de bens pertencente a uma pessoa ou uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direito.
Relacionando-se,
...