TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade No Inicio De Tudo

Exames: Contabilidade No Inicio De Tudo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução da histórica da contabilidade

A contabilidade no inicio de tudo

Antigamente o homem não tinha números, escrita e nem moedas e ainda assim exercia a atividade de pastoreio, e quando o homem começa a se pergunta: quanto será que o meu rebanho cresceu? Será que está maior que o do outro? Assim como qualquer um, esse homem queria que sua riqueza aumentasse, e ai entra a função da contabilidade avalia a riqueza do homem, já no inicio da civilização.

Mas como contar o rebanho sem números? O homem começou a relacionar cada ovelha com uma pedra. Se tinha oito ovelhas tinha oito pedras, no inverno seguinte ele poderia ter o resultado se o seu rebanho aumento ou não.

Contabilidade despertando como Ciência

A contabilidade existe desde o principio da civilização. Mas seu desenvolvimento é muito lento ao longo dos séculos. A contabilidade atinge a fase Lógica-Racional ou fase Pré-Científica a partir do século XV. Isso é considerado um desenvolvimento lento em se tratando da contabilidade, que se tem a hipótese de que ela existe desde 4000 a.C..

Do Renascimento para a Ciência

Onde existe o desenvolvimento econômico a contabilidade se torna importante como, por exemplo, os países do primeiro mundo. No Brasil, até a década de 60, esse profissional da contabilidade era chamado de Conta-Livros. Mas com o Milagre Econômico dos anos 70 houve uma valorização desse profissional e um excelente campo de trabalho para os chamados Contabilistas. As Ciências Contábeis tiveram um grande avanço no período do Renascimento (séculos XIV a XVI), porque as Artes e a Economia estavam em grande progresso, principalmente na Itália. Nesse período o mundo passava por grandes transformações culturais e grande progresso econômico.

Frade Franciscano

Frei Luca Pacioli, em 1494, publicou a primeira Literatura Contábil. Ele usa os termos DÉBITO e CRÉDITO, que já eram praticados no século XIII. A obra de Pacioli é responsável pelo início do Pensamento Científico da Contabilidade.

Como tudo começou

A contabilidade é uma Ciência Social, não é uma Ciência Exata. Porque a contabilidade depende da ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial, ela faz uso do método quantitativo dos números. Em tudo que fazemos na vida usamos o método quantitativo dos números. Por exemplo: - As horas no relógio

- A velocidade do carro

- Quantas colheres de açúcar e pó de café para preparar o café

- Recebimento e pagamentos

Tudo o que fazemos envolve os números. No século XIII os números Indo-Arábicos vieram substituir o sistema Greco-Romano e Hebraico. No Ocidente, a história dos números começa com o livro ´Ábaco`` em 1202, o autor é Leonardo Pisano. O livro trata de cálculo, lucro, moeda, câmbio, juros e margem de lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com