Contabilidade Pública E Tributária
Casos: Contabilidade Pública E Tributária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DC05101998 • 28/11/2014 • 395 Palavras (2 Páginas) • 577 Visualizações
1) Qual sua visão acerca da Administração Pública? A visão apresentada por você vai ao encontro do que se pratica no Brasil hoje, no âmbito da gestão pública? Apresente duas justificativas plausíveis.
Administração Pública é responsável pelo controle e adequação das instituições. Controla e fiscaliza as instituições para que as mesmas prestem serviços dentro da lei. Ela é a principal ferramenta para a organização da União, Estado e do Município através de seus serviços, os quais objetivam a satisfação do interesse coletivo. A Administração Publica é expressa por meio de sua legalidade e dos seus critérios de eficiência, a obediência à lei torna-se um fim necessário. Infelizmente, ao que tudo indica a ênfase na racionalidade instrumental burocrática por si só não conduz ao desenvolvimento regional. O Brasil obteve grande crescimento dentro da Gestão Publica, com materiais estudo e de controles, que permitem a visualização do crescimento do País dentro de um prazo considerável, onde podem administrar com clareza e objetividade todas as diretrizes de uma organização.
2) Considerando a conceituação de Administração Pública, analise as práticas de
Orçamentação adotadas no Brasil. Em seguida, explique como os conceitos de
Administração Pública e de Orçamento Público interferem na prática da Contabilidade Pública
A Contabilidade Pública é um ramo da contabilidade que registra e controla os fatos que afetam a União, o Estado e o Município e suas respectivas autarquias e fundações.
Administração Pública -> é o conjunto coordenado de funções que visam a boa gestão da coisa pública, de modo a possibilitar que os interesses da sociedade sejam alcançados e se divide em três esferas: União, Estado e Município. Divide-se em administração direta e indireta. A administração direta compõe-se dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), o Ministério Público, a Defensoria Pública e suas subdivisões e a indireta constitui-se de entidades públicas dotadas de personalidade jurídica própria: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
Orçamento Público-> O orçamento público demonstra a previsão das receitas e fixação das despesas, ou seja, na contabilidade pública o governo deve estimar quanto vai arrecadar e fixar, em que e como vai gastar o dinheiro que os cidadãos colocam a disposição do Estado. Assim o governo está planejando a receita e a despesa pública, elaborando o orçamento público.
O orçamento público é definido através de leis, deve ser elaborado corretamente, porém, durante sua vigência podem ocorrer algumas alterações, sendo elas ocorridas através dos créditos adicionais.
...