Contabilidade Tributária
Trabalho Escolar: Contabilidade Tributária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guto.vieira • 11/10/2013 • 1.322 Palavras (6 Páginas) • 426 Visualizações
SUMÁRIO
• Etapa 1 – Passo 1 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA NAS EMPRESAS
• Etapa 1 - Passo 2 Classificação dos tributos
• Etapa 1 – Passo 3 Produto a ser comercializado pela nossa empresa “ Aquário”
• Etapa 2 – Passo 1 Escrituração Fiscal e Contabilização dos tributos
• Etapa 2 – Passo 2 Regras de impostos
• Etapa 2 – Passo 3 Regra de folha de pagamento
• Bibliografia
• Conclusão
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos aprimorar nossos conhecimentos dentro de uma perpesctiva mais profunda sobre todos os tributos que uma empresa crédita ou debita. Vamos participar e fazer todos os passos financeiros de uma empresa ou indústria, conforme trilharemos esta atps, vamos realizar as atividades contabéis da empresa, dre, compra e venda, cmv, dentre outras.
Frisando as principais funções e atividades da contabilidade tributaria; principais funções do planejamento financeiro/tributario. Vamos entender que as fiscalizações serão informatizadas, com o uso da tecnologia, e isso, o modelo que exige transparência, controle, interno, precisa de capacitação e qualificação profissionais para muitos dos profissionais de hoje, evitando que seu sonho não se torne um pesadelo.
Etapa 1 – Passo 1
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA NAS EMPRESAS
Todo setor de uma empresa é essencial e tem a sua contribuição para o sucesso, o contas a pagar, logistica, planejamento dentres outros;
Mas desde do principio toda empresa tem a necessidade de um planejamento de um conhecimento estratégico sobre o mercado no qual ela vai se aventurar, usando uma contabilidade simples, sobre lucro e gastos.
Sabemos que toda empresa não sobrevive sem lucros, mas antes de almejarmos o lucro é necessario um planejamento amplo sobre o mercado que vamos enfrentar, sabendo nossas gastos fixo, custo fixo, as despesas que teremos, e quanto vamos ter de resultado para poder suprir esses débitos.
Temos tantos imposto e diferentes meios de tributação, cada transação tem a sua operação dentro da contabilidade e cabe ao contador registrar e lançar esses fatos contábeis.
Devemos entender que o sistema de tributação quando facilita as obrigações tributárias através da evolução tecnológica visa conter as evasões passando a exigir maior atenção de quem o alimenta na busca de reduzir um RISCO da empresa.
Quando fisco informa sobre a desobrigação de apresentar obrigações tributárias acessórias, ele deve ter instrumentos que ratifique aquela informação através de outros meios.
Isso faz parte da contabilidade, o qual abrange uma area muito maior dentro de cada empresa.
Etapa 1 – Passo 2 Resumo sobre o filme “Classificação dos tributos”
Observando a classificação tributaria, claramente foi concluso que temos varios tributos a ser pagos, isso vai de acordo com o tipo de transação financeira que efetuamos.
As normas gerais de direitos tributarios do artigo 146° que cabe a lei complemenar fixar entre outras regras justamente a definição de tributo.
Todo tributo a ser cobrado tem que ser tipificado em lei, aprovado no congresso e inciso sobre a lei complementar.
(Retirado da ATPS) “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória,…“
Isso significa que o tributo se forma inicialmente com a prestação, sendo assim é necessário falar em polo ativo e polo passivo, pois a prestação decorre de uma relação jurídica.
Essa relação jurídica tem início com a ocorrência do fato gerador (no sentido doutrinário de hipótese de incidência ) que pode ser observado no art. 114 do CTN (Art. 114. Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência).
Sendo assim, o tributo inicialmente deverá decorrer de uma situação descrita em Lei que acarretará no fato gerador que trará uma relação jurídica onde o estado será o sujeito ativo e o contribuinte o sujeito passivo dessa prestação, que será pecuniária compulsória, ou seja, obrigatória, imposta legalmente sem depender da vontade do sujeito passivo.
Quando nos referimos a “pecuniária”, significa dizer que o objeto dessa relação jurídica (prestação) entre o estado e o contribuinte será o de entregar dinheiro que consiste na Obrigação Tributária Principal, conforme Art. 113, P 1° do CTN. Observa-se ainda que o tributo nasce com esse objeto.
Etapa 1 – Passo 3
Produto a ser comercializado pela nossa empresa “ Aquario”
A) Quantidade comprada? 100 unidades
B) Quantidade Vendida? 70 Unidades
C) Preço Unitário de compra? 50,00
D) Preço Unitário de venda? 80,00
E) Valor unitário das despesas Comerciais? 5,00
F) Valor unitário das Despesas Administrativas? 7,50
G) Valor unitário das Despesas financeiras? 2,50
Etapa 2 – Passo 1 Escrituração Fiscal e Contabilização dos tributos INdiretos ISS, Icms e IPI; Folha de Pagamento – Critérios para Cálculo e Contabilização dos Encargos Sociais e Provisões para Férias e 13º Salário.
Carga Tributaria- O poder de arrecadação de imposto no Brasil é muito grande, um exemplo claro e concizo disso é que somos um dos países que mais arrecada impostos no mundo.
temos diversos tipos de impostos, sendo eles também para diversas poderes do legislativo, municipios, estaduais, e federais
Aumento da MVA – Margem de Valor Agregado do ICMS substituição tributária proporcionou crescimento na arrecadação deste imposto estadual
Todo
...