Contabilidade Tributária
Ensaios: Contabilidade Tributária. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: piadadinha • 5/3/2014 • 8.734 Palavras (35 Páginas) • 330 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO SÓCIO ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARCELO ALCÂNTARA ABRAHÃO
A ELISÃO FISCAL COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
FLORIANÓPOLIS
2011
MARCELO ALCÂNTARA ABRAHÃO
A ELISÃO FISCAL COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Monografia apresentada ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientador: Prof. Alexandre Zoldan da Veiga, M. sc.
Co-Orientador Sergio Murilo Petri, Dr.
FLORIANÓPOLIS
2011
ii
ii
MARCELO ALCÂNTARA ABRAHÃO
A ELISÃO FISCAL COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Esta monografia foi apresentada como TCC, no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina, à banca examinadora constituída pelo professor orientador e membros abaixo mencionados.
Florianópolis, SC,
Professora Valdirene Gasparetto, Dra.
Coordenadora de TCC do Departamento de Ciências Contábeis
Professores que compuseram a banca examinadora:
Professor: Alexandre Zoldan da Veiga, Msc.
Orientador
Professor: Sérgio Murilo Petri, Dr.
Co-orientador
Professor: Flávio da Cruz, Msc.
Membro
Florianópolis
2011
iii
iii
Dedico este trabalho aos meus pais, Rachel e João Batista, e a minha noiva e eterna musa inspiradora Kátia, por todo apoio e dedicação em todos os momentos da minha vida.
iv
iv
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao “Cara lá de cima” por possibilitar a concretização de mais um sonho, dando-me acima de tudo saúde.
Aos meus pais, Rachel e João Batista, pela educação que me proporcionaram, contribuindo para a formação do meu caráter e personalidade.
A minha noiva Kátia, por todo amor, carinho, compreensão e acima de tudo paciência para me aturar na difícil tarefa de concluir este trabalho.
A minha família, simplesmente por existirem em minha vida, tornando-a muito mais feliz.
Aos meus orientadores, Alexandre Zoldan e Sérgio Murilo Petri, por me orientarem no desenvolvimento deste trabalho, ensinando, e incentivando a melhorar sempre.
A todos os amigos que fiz durante esses anos de Faculdade, que sempre compartilharam os momentos de vitórias e derrotas, alegrias e tristezas. Em especial a Rakel, que é pequeninha de tamanho, mas que tem um coração gigante, e nunca deixa ninguém desistir. E a Scheila, que talvez no momento mais difícil dessa trajetória, abdicou de seu tempo com a família para me estender a mão e dar a maior força na conclusão deste curso.
A todos os funcionários da UFSC, em especial ao servidor Mauro Pereira, por toda atenção e dedicação demonstradas ao longo do curso.
A todos vocês, o meu muito obrigado.
“Estou mais cansado que um automóvel parado”
Asdrubal Martins de Alcântara
v
v
“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito”.
Chico Xavier
vi
vi
RESUMO
ABRAHÃO, Marcelo Alcântara. A elisão fiscal como ferramenta para o Planejamento Tributário. 2011. XX f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Santa Catarina.
Entende-se como a finalidade do planejamento tributário reduzir custos para contribuir com a tomada de decisão dos gestores relacionados ao ônus tributário.
A contextualização deste trabalho tem como objetivo compreender se a elisão fiscal como ferramenta para o planejamento tributário, constitui-se em sonegação fiscal. Fundamentando este objetivo inicia-se este estudo com uma explanação geral sobre o Sistema Tributário Nacional, conceituando-se tributos suas finalidades e espécies, descrevendo também a finalidade do planejamento tributário. Por fim destacam-se os conceitos dos mais variados autores acerca da diferença entre a elisão fiscal e a evasão fiscal. Para fins de metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com estudo em material bibliográfico existente.
Concluiu-se que a forma que o contribuinte utilizará para reduzir sua carga tributária pode assumir diversas posições quanto à licitude, e que a intenção de fugir ao tributo através da fraude, simulação ou conluio, caracteriza-se como crime contra a ordem tributária, podendo ocasionar elevadas multas e até mesmo reclusão do infrator. Em síntese a grande diferença entre elisão fiscal e evasão fiscal está atrelada ao fato gerador da obrigação tributária.
Palavras chave: Planejamento tributário, elisão fiscal, evasão fiscal
vii
vii
ABREVIATURAS
ABDC: Associação Brasileira de Defesa do Contribuinte
ART: Artigo
CF: Constituição Federal
CIDE: Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico
COFINS: Contribuição para o Financiamento
...