Contabilidade intermediária
Tese: Contabilidade intermediária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisveri • 26/3/2014 • Tese • 1.393 Palavras (6 Páginas) • 233 Visualizações
Anhanguera Educacional LTDA Administração
Contabilidade Intermediária
Nomes: Sala: 4 Turma: B
Campinas – SP 2012
Etapa 1
Passo 1
Leia o capítulo 10 da bibliografia básica indicada na disciplina para elaborar os passos desta etapa.
FAHL, Alessandra C; MARION, Jose Carlos. Contabilidade Financeira. 1ª ed. Valinhos:
Anhanguera Publicações, 2011.
Passo 2
Elabore o balancete de verificação da Companhia Beta, empresa prestadora de serviços, de acordo com as informações constantes na Tabela 1, abaixo.
Passo 3
Apresente o lucro apurado pela Companhia Beta, antes do Imposto de Renda e da contribuição social sobre o lucro.
Passo 4
Calcule o total do ativo circulante em 31/12/2010, e entregar a resolução de todos os passos ao professor da disciplina em data previamente definida por ele.
ETAPA 2
Passo 1
Leia individualmente a RESOLUÇÃO CFC N.º 1.282/10, de 28/05/2010, (que altera a Resolução CFC n.º 750/93) - no que tange ao Princípio da Competência. Disponível em:http://www.cfc.org.br. Acesso em: 23 mar. 2012.
Passo 2
Pesquise os conceitos que definem o Regime de Caixa e Regime de Competência nos
livros disponíveis na biblioteca ou internet e o material disponível em:
<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9AyN
KXpDN2RhOTRkMTgtMzE0Yi00YWE4LTg4ZjItOTMzNDUyNTcxNjVh&hl=en_US>. Acesso em: 23 mar. 2012.
Regime de Competência:
O registro do documento se dá na data do fato gerador (ou seja, na data do documento, não importando quando vou pagar ou receber) .
A Contabilidade se utiliza do Regime de Competência, ou seja, são contabilizados como Receita ou Despesa, os valores dentro do mês de Competência , na data onde ocorreu o fato Gerador, na data da realização do serviço, material, da venda, do desconto, não importando para a Contabilidade quando vou pagar ou receber, mas sim quando foi realizado o ato.
Regime de Caixa:
Diferente do regime de competência o Regime de Caixa, considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária.
Porém para se medir os resultados de uma companhia, recomendo que se utilize do Regime de Competência, onde além de se considerar as vendas efetuadas, as despesas realizadas, também considera-se a depreciação, que no Regime de Caixa não se considera.
E talvez a depreciação do bens parece não ser importante, mas é, uma vez que no futuro você precisará repor esse bem, por isso há necessidade de averiguar se o que você ganha hoje, o seu lucro, cobre também essa depreciação.
2. Elabore uma resenha em no máximo uma lauda, explicando o conceito dos regimes pesquisados. Apresentar ao professor da disciplina três exemplos de eventos os quais mostram que a sobra do dinheiro no caixa não é sinônimo de lucro.
Resenha:
O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras dentro da contabilidade.
O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos é permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens ou serviços foram entregues ou executados ou recebidos.
As demonstrações financeiras preparadas sob o método de competência informam aos usuários não somente a respeito das transações passadas, que envolvem pagamentos e recebimentos de dinheiro, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser recebido no
...