Contas A Receber
Trabalho Universitário: Contas A Receber. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mayarabrandao1 • 13/11/2014 • 1.235 Palavras (5 Páginas) • 2.142 Visualizações
Investimentos de contas a receber
Carregar ou manter duplicatas a receber acarreta um custo á empresa, equivalente aos ganhos que se deixa de obter em outras aplicações, decorrente da necessidade de comprometimento de fundos com esse ativo. Portanto, quanto maior o investimento em duplicatas a receber, maior o custo de mantê-las, e vice- versa. Se a empresa afrouxar seus padrões de credito, o volume de duplicatas a receber deve crescer, assim como o custo relativo a esse maior investimento em recebíveis. Tal mudanças resulta da expansão das vendas e dos maiores períodos de cobrança que ocorrem devido á maior morosidade dos pagamentos dos clientes, em geral. O inversodevera ocorre se os padrões de credito sofrerem um arrocho. Portanto, espera-se que uma flexibilização dos padrões de creditos afete os lucros negativamente, em decorrencia de maiores custos de carregamento.”ao passo arrocho traria consequência positivas, por reduzir tais custos.
Determinação dos valores das variáveis-chaves
A dodd tool, fabricante de peças para tornos mecânicos, esta atualmente vendendo um produto por $10 a unidade. As vendas (todas a credito) do ano mais recente foram de 60.00 unidades. O custo variável unitário é $6 e o custo fixo total é de $120.000. no nível atual de devedores incobráveis de 1% para 2% sbre as vendas. O retorno exigido pela empresa sobre investimentos deigual risco, o qual corresponde ao custo de oportunidade do comprometimento de fundos com as duplicatas a receber é 15% ao ano.
Para determinar se a Dodd Tool deve adotar padrões de credito mais flexíveis, é necessário calcular o efeito sobre a contribuição adicional aos lucros, decorrentes das vendas, o custo de investimento marginal em duplicatas a receber e o custo marginal com devedores incobráveis.
Contribuição adicional aos lucros :Decorrentes das vendas pode-se calcular facilmente a contribuição adicional aos lucros que espera das vendas como resultado da flexibidade dos padrões de credito. Como os custos fixos não mudam devido a alteração no nível de vendas, apenas o custo variável unitário seria relevante na anlise. Espera-se que as vendas aumentem emsera igual a diferença entre o preço unitário de venda ($10) e o custo variável unitário ($6), ou seja $4. Por $12.000 (3.000 unidades x $4 por unidades
Custo do investimentos Marginal em Duplicatasa receber
Pode-se calcular o custo do investimento marginal em duplicatas a receber, obtendo-se a diferenças entre o custo de manter duplicatas antes e após a introdução dos padrões de credito mais flexíveis. Como nossa única preocupação refere-se as saídas efetivas de caixa, os custos variáveis constituem-se na variável relevante da anlise ( os custos fixos não são afetados por essa decisão) o investimento médio em duplicatas a receber pode ser calculado usando-se a seguinte formula.
Investimento médio em duplicatas a receber =custo variável total das vendas anuais
Giro das duplicatas a receber
Onde
Giro das duplicatas a receber = 360
Período médio de cobrança
O custo variável total das vendas anuais sob os planos proposto e atual pode ser obtido conforme descrito abaixo: Custo variável total das vendas anuais:
Plano proposto: ($6X 63.000 unidades) = $378.000
Plano atual: ($6x 60.000 unidades) = $360.000
O calculo do custo variável total para ambos os planos envolve o uso direto do custo variável unitário de $6. Assim, esse custo sera de $ 378.000 para o plano proposto e $360.000 para o plano atual. Portanto, a implementação do plano proposto causara uma elevação dos custos variáveis em $18.000.
O giro das duplicatas a receber refere-se ao numero de vezes por ano que as duplicatas da empresa são, de fato, convertidas em caixa. Em cada caso, o giro é obtido dividindo –se 360 – o numero de dias num ano – pelo período médio de cobrança.
Giro de duplicatas a receber:
Plano proposto: 360 = 8
45
Plano atual: 360 = 12
30
Pode-
...