Contas de recuperação de ativos
Tese: Contas de recuperação de ativos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: IsabelladeJesus • 9/4/2014 • Tese • 577 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
Etapa 3 – Contas Retificadoras do Ativo
Por força da lei nº 6.404/76 são as provisões que devem figurar no balanço patrimonial, do lado do Ativo, como Redutoras das Contas, com base nas quais foram constituídas.
Essas provisões têm por objetivo cobrir perdas que provavelmente ocorrerão no recebimento de direitos (como duplicatas a receber) na venda de títulos e Valores Mobiliários de outras sociedades, na venda de mercadorias, produtos ou bens, ou ainda em prejuízos.
As provisões retificadoras do ativo são constituídas debitando-se uma conta Despesa e creditando-se uma conta patrimonial que represente a respectiva provisão, sendo essa conta de despesa que influenciara negativamente no Resultado do Exercício e a conta que representa a Provisão figurara no Balanço Patrimonial como redutora do Ativo, com base no que foi constituída.
Ao apresentar o balanço patrimonial, podem existir algumas contas que apresentam por sua vez, saldo credor, elas devem ser agrupadas no ativo, e representam valores retificados de elementos que integram seus grupos.
Contas Retificadoras do Ativo Circulante
- Títulos Descontados
- Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa
- Provisão para Ajuste de Estoque ao Valor de Mercado
- Provisão para Perdas (registrará os valores estimados de perdas de investimentos temporários).
Contas Retificadoras do Ativo Realizável á Longo Prazo
- Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa
- Provisão para Perdas (registrará os valores estimados de perdas de investimentos temporários).
Contas Retificadoras do Ativo Permanente
INVESTIMENTOS:Provisão para Perdas Prováveis na Realização de Investimentos.
IMOBILIZADO:Depreciações Acumuladas, Exaustão, Amortizações.
DIFERIDO: Amortizações.
Contas Retificadoras do Passivo
São contas que são classificadas por possuírem saldo devedor, a que representa o prejuízo acumulado, que será um valor deduzido dos elementos do Patrimônio Liquido (Lei 6404-76, art. 178, § 2º, letra d).
São elas:
- Deságio a Amortizar (na emissão de debêntures abaixo do par);
- Juros a vencer.
Passo 1 - Existem contas retificadoras no Passivo? Quais? Dissertar sobre isso em no máximo quinze linhas.
Sim, existem. São apresentadas no Passivo com saldo Devedor, diminuindo o valor contábil do grupo, sendo contas devedoras.
São contas redutoras ou retificadoras, onde diminui o saldo de outra conta, se forem do Ativo, devem ter saldo credor, e se forem do Passivo ou patrimônio liquido, tendo então saldos devedores. No entanto, ao apresentarem a conta redutora ou retificadora do ativo, a sua natureza
...