TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contação De Historia

Monografias: Contação De Historia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

A contribuição dos contos de fadas no desenvolvimento infantil

Resumo

O presente trabalho visa expor a contribuição dos contos de fadas na aprendizagem de educação em series iniciais.os contos de fadas sempre foram e continuam sendo um dos elementos mais importantes na literatura destinadas ás crianças. Através do prazer ou das emoções que as historias proporcionam, o simbolismo que está implícido nas tramas e personagens agirão em seu inconsiente,atuando pouco a pouco para ajudar a resolver os conflitos interiores nesta fase da vida. O educador ao narrar uma historia deve ser capaz de fazer com que a criança, de maneira descontraida, concentre-se e demonstre interesse pela historia, vivenciando assim um mundo diferente e instigando a sua curiosidade e imaginação, levando em consideração a importância dos contos de fadas para a construção do imaginário infantil. O mundo que as crianças descobrem através das histórias abre caminho a formação de novas atitudes, permitindo que elas se posicionem-se criticamente diante a realidade. A contação de historia é uma estrategia fundamental na formação de leitores garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos criticos e reflexivos.

Palavras-chaves: contos de fadas, criança, imaginação

INTRODUÇÃO

Pode-se dizer que os contos de fadas, na versão literária, utilizam ou interpretam, em suas variantes, questões universais, como os conflitos do poder e a formação dos valores, misturando realidade e fantasia, no clima do “Era uma vez”.

Existe um momento da vida das crianças em que elas gostam de utilizar fantasias, brincar com situações imaginárias e ouvir histórias. As crianças não se cansam de ouvir histórias de contos de fadas que começam com “Era uma vez” e terminam com “Viveram felizes para sempre”.Essa idéia cria esperança de que as coisas na vida podem dar certo e elas podem ter sucesso em suas dificuldades.

Sendo assim a contação de história estimula a curiosidade na criança, desperta o imaginário, a construção de idéias, expande seus conhecimentos e faz com que ela vivencie situações de alegria, tristeza, medo, entre outros, ajudando à resolver esses conflitos e criando novas expectativas.

A contação de historia desenvolve a capacidade cognitiva nas estruturações mentais das crianças, fornece elementos para a imaginação, estimula a observação e facilita a expressão de idéias.

O ato de narrar historias além de trabalhar a emoção é também uma atividade lúdica que socializa, educa e informa.

No cotidiano da criança a narração de história pode ser um excelente instrumento de trabalho para o professor, um novo caminho para a aprendizagem da criança, e , conseguentemente, para a formação de um aluno leitor.

Reportando-se para o ato de ler, exercício que favorece a libertação, alegria, fantasia e a criticidade da criança, o contato com obras literárias infantis proporciona a exploração das potencialidades lúdicas da criança para sua vida e para a transformação do contexto em que vive.

As história despertam no ouvinte a imaginação, a emoção e o fascinio da escrita e da leitura. Afinal, contar histórias é revelar segredos, é seduzir o ouvinte e convida-lo a se apaixonar, pela história pela leitura.

DESENVOLVIMENTO

A literatura infantil tem sua origem na mais remota Antiguidade, tendo como princípios narrativos os contos populares da Idade Média, que foram marcados pela prosa de caráter exemplar que fizeram surgir uma literatura moralizante, de caráter didático e sentencioso, utilizada pela igreja como um instrumento de civilização e, que posteriormente foi utilizado nas escolas.

Foram às narrativas folclóricas contadas pelos camponeses, governantas e serventes que forneceram a matéria-prima para estes contos.

Para que uma história realmennte prenda a atenção da criança, deve entrete-la e despertar sua curiosidade.Mas para enriquecer sua vida deve estimular-lhe a imaginação: ajuda-la a desenvolver seu intelecto e a tomar claras as suas emoções.(BETTELHEIM,1980, p.5).

Qualquer pessoa em algum momento da vida já ouviu ou contou uma história, pois as histórias e os contos populares sempre existiram, ou seja desde que o ser humano adquiriu fala.

Não há nesse mundo um só povo que não tenha suas histórias, elas são uma necessidade do ser humano, por serem um elo que une as pessoas.

Segundo BETTELHEIM,(1980,p5) “a maioria dos contos de fadas se originou em um período em que a religião era parte muito importante da vida; assim, eles lidam, diretamente ou por inferência, com temas religiosos”.

As histórias devem ter nascido com o homem, no momento em que ele sentiu necessidade de contar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significado para todos.

Há quem conte histórias para enfatizar mensagens, transmitir conhecimentos, disciplinar, até fazer uma espécie de chantagem-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com