Conteúdos E Metodologia Da Matemática
Dissertações: Conteúdos E Metodologia Da Matemática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellyccruz • 15/10/2013 • 452 Palavras (2 Páginas) • 397 Visualizações
Cinco Pratinhos
Faixa Etária:
7 e 8 anos
Série:
2º Ano do Ensino Fundamental
Noção/ Conceito Matemático:
Além das ideias matemáticas, o desenvolvimento de atitudes importantes para a aprendizagem da matemática pode ser propiciado no desenvolvimento dos jogos. A vitória numa partida ou a descoberta da solução de um desafio são experiências relevantes para fortalecer a autoconfiança, indispensável ao processo de aprendizagem. Os jogos favorecem o desenvolvimento da autonomia cognitiva e afetiva, uma vez que as decisões são tomadas na busca de estratégias que conduzam à vitória ou ao enfrentamento do desafio que está posto e não para satisfazer desejos ou demandas externos. Além disso, as mudanças de estratégia são motivadas pela observação que os jogadores fazem acerca da pertinência ou não da estratégia para atingir o objetivo do jogo, ou seja, se uma estratégia não se mostra eficiente ou confiável os jogadores buscam outra maneira de enfrentar o desafio posto. É bom notar, em contrapartida, que
as derrotas repetidas e os insucessos frequentes diante dos desafios podem levar a frustrações e reforçar a ideia de incapacidade para compreender os fatos na área da Matemática. Por isso, é necessária uma reflexão constante sobre a adequação do jogo à faixa etária a que se destina bem como às características de cada turma.
Objetivo:
Desenvolver estimativas e cálculo mental envolvendo adição, subtração e a resolução de problema.
Estratégia:
Trabalhar o lúdico através de brincadeiras permite o pensar, construir, descobrir, cooperar, pois jogando e brincando a criança assimila conhecimentos, experiências e valores, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.
Segundo Araújo, (1992p.14), é de fundamental importância o jogo na vida da criança, pois quando ela brinca, explora tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos e mentais e sem se sentir coagida pelos adultos, começa a ter sentimento de liberdade e satisfação pelo que faz , dando portanto real valor e atenção às atividades vivenciadas naqueles instantes.
Onde o professor compartilha do processo de construção do saber, fazendo intervenções por meio de questionamentos, oportunizando hipóteses e descobertas.
O aluno se torna sujeito do seu processo de aprendizagem, construindo o saber por meio da análise das situações que se apresenta no decorrer do processo.
Desenvolvimento:
Material: Um pratinho para cada jogador; um punhado de pecinhas ( lig-lig) ou outro; 01 dado.
Regras:
1 – Escolher o jogador iniciante;
2 – Lançar o dado e colocar no seu pratinho a mesma quantidade de pecinhas;
3 – O ganhador é quem ao final das pecinhas da mesa, tiver o maior número delas.
Avaliação:
Observar
...