Contos Infantis
Monografias: Contos Infantis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Silfe • 26/3/2015 • 357 Palavras (2 Páginas) • 411 Visualizações
contos infantis
PATINHO FEIO
APRENDER E RESPEITAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS
POSSIBILITA O PENSAR SOBRE VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA :
> DIVERSIDADE HUMANA
> RESPEITO
>EXCLUSÃO E REJEIÇÃO
> TRANSFORMAÇÃO
> SUPERAÇÃO
> DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES HUMANAS
> TRANSFORMAR NO MELHOR QUE PODEMOS SER
PLANO >> APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA , OS ALUNOS DEVEM EXPRESSAR SOBRE O QUE SENTEM, PENSAM, QUAL A PERCEPÇÃO
REFLEXÃO >> SE ALGUÉM DO GRUPO TEM ALGUMA HISTÓRIA SEMELHANTE VIVIDA PELO PATINHO FEIO (SE JÁ SE SENTIRAM FEIOS , REJEITADOS OU EXCLUÍDOS DO GRUPO, COMO SERÁ QUE ESTAS PESSOAS SE SENTIRAM, MOMENTOS EM QUE SE ESFORÇARAM E SUPERARAM SUAS DIFICULDADES, TRANSFORMANDO SEU JEITO DE SER E FAZER AS COISAS)
ESTA É UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA QUE POSSIBILITA DIAGNOSTICAR POSSÍVEIS PROBLEMAS E RECONHECER AS TENTATIVAS DE MUDANÇA DE CADA UM (EX. SE UM ALUNO NÃO SABIA LER E AGORA FAZ , É UMA GRANDE CONQUISTA)
OS ALUNOS PODEM FINALIZAR A LEITURA DESENHANDO SOBRE A HISTÓRIA , OUVIREM MÚSICAS QUE POSSAM DESPERTAR SOBRE O ASSUNTO DIFERENÇAS
LEITURA
Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da escola, seja através dos clássicos infantis, contos, lendas, anedotas, quadrinhos, dentre vários outros.
Para isso, é fundamental que os professores sejam os elementos de ligação entre os alunos e os livros, ao mundo do faz-de-conta, pois estes ampliam o potencial imaginativo da criança, tornando-a mais criativa.
Existem várias formas de incentivar a criança a gostar de ler, bem como a criar o hábito de leitura. Ser um bom contador de histórias é uma dessas formas, pois as crianças se encantam com o professor, com a entonação de sua voz, os gestos que faz, as caras e bocas, os risos ou choros, enfim, tudo aquilo que traz emoção para o momento. E mais tarde tentam imitá-lo agindo da mesma forma.
Entretanto, a leitura não deve ser somente para o prazer, mas com o objetivo de promover a capacidade reflexiva e crítica, o que acontece quando o professor abre espaço para discussões após a mesma, dando oportunidade dos alunos darem suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensando suas idéias acerca do tema abordado, ou até mesmo mudando o final da história.
...