Contribuição temática dos povos indigenas para moda
Por: Larissa Beatriz • 29/4/2015 • Projeto de pesquisa • 722 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
Alessandra Alves – RA: 7298606564
Fernanda de Moraes – RA: 2033006058
Larissa Beatriz Batista Soares – RA: 7083557991
A CONTRIBUIÇÃO TEMÁTICA DOS POVOS INDÍGENAS NA MODA BRASILEIRA
Trabalho apresentado
sob a orientação do
Professor Kassem
São Bernardo do Campo
2015
A CONTRIBUIÇÃO TEMÁTICA DOS POVOS INDÍGENAS NA MODA BRASILEIRA
Nada se cria, tudo se copia? Essa é a máxima da moda na atualidade e principalmente no Brasil, em que as revistas e mídia especializada nada mais faz do que replicar o que é ditado como tendência no hemisfério norte.
A missigenação histórica e cultural favorece a falta de identidade da moda no Brasil, que desde os primórdios coloniais tende à seguir as imposições da Europa por meio de adaptações pouco ou nada práticas, como o uso da gravata e pele.
Esse cenário vem mudando nos últimos tempos, com o surgimento de designers e marcas que buscam expressar a “brasilidade” na criação de coleções condizentes com a diversidade cultural de nosso país. Nesse momento, a cultura indígena ganha destaque, pois representa o que há de mais original e característico em no Brasil.
A visão generalizada da cultura indígena no Brasil já é bem vasta, mas ao desmembrar seus elementos e buscar as características correspondentes à cada tribo, descobriremos fontes riquíssimas de inspiração vasto e novas formas de enxergar “velhos” materiais.
Enxergar a cultura indígena sob essa nova perspectiva, nos permitiu abandonar um pouco do cinza das grandes metrópoles para fazer as pazes com as cores vivas, estampas tropicais, formas orgânicas e técnicas artesanais em nossas criações. Com isso, aos poucos vai se formando uma identidade de moda brasileira cujos elementos são reconhecidos e valorizados SPFW a fora.
MARCAS QUE UTLIZAM DA CULTUA INDÍGENA PARA REALIZAREM COLEÇÕES
FARM
A marca carioca é umas das principais e mais dedicadas em sempre trazer a originalidade em formas estampas e cores, que representem as brasileiras que usam a marca. Com sua equipe de profissionais a grife passou cinco dias na Amazônia em conjunto com a tribo Pakanu, onde foi inspirada sua muni coleção intitulada ZAI, para o verão 2015.
A linha conta com vestidos, blusas e shorts com tecidos rústicos e texturizados, transparências e grafismos, e que remetem as pinturas corporais dos índios da aldeia. A ainda tem uma novidade: sete peças especiais feitas em parceria com o Instituto Menire, uma ONG sem fins lucrativos destinada exclusivamente ao trabalho com as mulheres da etnia Kayapó da aldeia Pukanu, e o apoio do Instituto Kabu, uma instituição 100% indígenas.
Yawanawá por Laeticia
Letícia Borges, 32
...