Controladoria
Casos: Controladoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laura1967 • 6/5/2013 • 3.779 Palavras (16 Páginas) • 961 Visualizações
APOSTILA
(Resumo dos livros Controladoria Estratégica e Operacional, de Clovis Luís Padoveze; Administração nos Novos Tempos, de Idalberto Chiavenato; e Orçamento Empresarial, de Welsch)
Missão e Estrutura da Controladoria e o papel do Controller
Controladoria é a unidade administrativa dentro da empresa que, através da Ciência Contábil e do Sistema de Informação de Controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica do sistema empresa.
A missão da Controladoria:
assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. (Catelli)
dar suporte à gestão de negócios da empresa, de modo a assegurar que esta atinja seus objetivos, cumprindo assim sua missão. (Peleias apud Padoveze).
O Controller não é o comandante do navio, mas sim o navegador, aquele que cuida dos mapas de navegação.
O Controller e suas funções
O Controller é o principal executivo da área de Contabilidade administrativa. Suas funções são: planejamento; controle; reporte; e contábil.
A Controladoria na Organização
O Controller é uma posição de apoio incluído na alta administração da empresa. O Controller é responsável por todo o processamento de informação contábil da empresa. (Francia)
O Controller deve responder ao diretor ou vice-presidente administrativo, e tem suas funções diferenciadas do responsável pela aplicação e captação de recursos, que denomina de tesoureiro. (Francia).
O Tesoureiro ocupa-se de uma atividade de linha (operacional), que tem como função o suprimento de recursos para as demais atividades desenvolvidas internamente na empresa, atividade essa que deve ser avaliada igualmente às demais pela Controladoria.
A estrutura da Controladoria
A Controladoria, responsável pelo Sistema de Informação Contábil Gerencial da empresa, busca assegurar o resultado da companhia.
Tem também por função a execução de tarefas regulamentares, vinculadas a aspectos contábeis societários e a legislação fiscal.
A Controladoria está estruturada em duas grandes áreas:
Contábil e fiscal: responsável pelas informações societárias, fiscais e funções de guarda de ativos, tais como: demonstrativos a serem publicados; controle patrimonial e seguros, gestão de impostos, controle de inventários.
Planejamento e Controle: que incorpora a questão orçamentária, projeções e simulações, custos e a contabilidade por responsabilidade. É o setor que acompanha o negócio da empresa. É o setor que possibilita ao Controller uma efetiva participação no processo de Planejamento Estratégico.
Fundamentos para implementação de uma Controladoria
Primeira etapa:
Diagnóstico sobre a empresa
Analisar e entender a estrutura hierárquica da empresa,.
Identificar as unidades de negócios existentes já definidas.
Identificar e classificar os principais processos operacionais de cada unidade de negócio.
Identificar os produtos e serviços e linhas de produtos. (elemento fundamental para análise de rentabilidade por produto, dentro das unidades de negócio).
Identificar e caracterizar os principais eventos econômicos da empresa.
Avaliar a tecnologia de informação empregada e os sistemas de informações e comunicações existentes.
Áreas a serem atendidas
O sistema de informação deverá ser estruturado para atender basicamente:
Empresa: informações para o gerenciamento global;
Divisões ou unidade de negócios: resultado setorial.
Departamentos: resultado por centros de custos.
Produtos e serviços: custeio; gestão de preços; análise de rentabilidade.
Atividades:.
Transações.
Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Visão geral da empresa e organização do planejamento estratégico:
- Declaração de valores: crenças e princípios que guiam as ações e atividades da empresa.
- Declaração de visão: onde a empresa quer chegar. É um conjunto bem preciso e bem elaborado de palavras que anunciam para onde a empresa caminha ou traçam um quadro do que ela deseja ser ou aonde quer chegar.
- Declaração de missão: declaração de propósito, definindo o que faz e o que não faz. (Comunicação interna e externa). Visa comunicar interna e externamente o propósito da organização e do seu negócio. A missão deve ser breve e reunir em poucas palavras as atividades da empresa, os mercados que quer atingir, os produtos e serviços que quer fornecer ã comunidade, sua diferenciação e o seu papel em relação a seus concorrentes e às principais conquistas que a empresa quer atingir.
- Metas e objetivos: lista com as principais metas (intenções gerais) que foram definidas para a empresa, juntamente com os objetivos que precisa alcançar para cumpri-las. As metas correspondem ao itinerário básico para chegar ao destino que a empresa deseja.
- Os objetivos são declarações específicas que se relacionam diretamente a determinada meta e fornecem detalhes sobre o que deve ser feito e quando. É comum os objetivos serem associados a números e datas.
Os objetivos têm uma importância muito grande devido às mensagens internas e externas que enviam às pessoas. Para serem úteis, os objetivos devem possuir as seguintes características:
Mensuráveis: capazes de definir quando são ou não atingidos.
Realísticos: que possam ser alcançados no período de tempo estabelecido
...