Controle De Estoque
Pesquisas Acadêmicas: Controle De Estoque. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ander1000 • 28/4/2014 • 580 Palavras (3 Páginas) • 294 Visualizações
1.1. Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional refere-se aos atos e atitudes das pessoas nas organizações. Investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o objetivo de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O comportamento na organização depende das práticas organizacionais e de seus objetivos pessoais. Por meio de pesquisas teóricas diz-se que o comportamento organizacional tem as suas bases científicas respaldadas pelas ciências sociais da psicologia e antropologia, bem como economia e sociologia, dentre outras. As pesquisas teóricas e empíricas desenvolvidas ao longo dos últimos anos apontam para o comportamento organizacional como um campo considerado relativamente novo, investigado no cotidiano das organizações e que fundamenta conceitualmente as ações de gestão de pessoas.
1.2. A importância da gestão de pessoas dentro de uma empresa
Em todo o mundo a expressão comportamento organizacional tem sido utilizada para denominar as habilidades humanas, incluindo motivações, comportamentos, comunicações intra e interpessoal, intra e intergrupal, desenvolvimento de atitudes, poder de liderança, estruturas e processos grupais, percepção, aprendizado, conflitos, mudança, planejamento e organização humana do trabalho. O comportamento humano tem como níveis básicos de análise o individual, o grupal e o organizacional. O nível individual é a unidade de análise da psicologia. O grupal é a primeira unidade de análise da sociologia e é também a unidade de análise da psicologia social. O nível organizacional é a segunda unidade de análise da sociologia. Com a contribuição da filosofia acrescenta-se o nível da sociedade. Os estudos iniciais sobre comportamento organizacional datam dos anos de 1970, abordando, em especial, satisfação e motivação no trabalho. Por sua vez, a gestão de pessoas contempla o estudo do conjunto de políticas, práticas e instrumentos, definidos por uma organização para pautar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho e busca a interação interdisciplinar para a compreensão do comportamento organizacional. Segundo Leite apud Fischer (2002:10), “no campo empírico, nossas pesquisas no Brasil revelaram que nove entre dez formadores de opinião na área de Recursos Humanos acreditam que as políticas e as práticas de gestão de pessoas diferem das utilizadas há dez anos”.
1.3. O comportamento dentro de uma empresa pode ajudar ou prejudicar nos resultados
O nível sócio emocional é o responsável por sensações e sentimentos variados já existentes ou gerados pela própria convivência e atividades no grupo. Este último nível é também o responsável pela manutenção do grupo, por seu crescimento e amadurecimento e pela produtividade e satisfação de cada participante. A interação no nível sócio emocional pode favorecer ou prejudicar o andamento das tarefas, o resultado do trabalho conjunto e as relações interpessoais que se formam e se desenvolvem.
...