TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Estoque

Casos: Controle De Estoque. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Os estoques representam um dos ativos mais importantes do capital circulantes e da posição financeira da maioria das companhias industriais e comerciais. A sua correta determinação no início e no fim do período contábil é essencial para uma apuração adequada do lucro líquido do exercício. Os estoques estão intimidamente ligados às principais áreas de operação dessas companhias e envolvem problemas de administração, controle, contabilização e principalmente de avaliação.

CONTEÚDO E PLANO DE CONTAS

Conceito e Classificação

Os estoques são bens adquiridos ou produzidos pela empresa com o objetivo de venda ou utilização própria no curso normal de suas atividades.

O problema da avaliação ou atribuição de custos aos estoques é muito extenso e complexo e será analisado detalhadamente mais adiante; por enquanto vamos verificar o que usualmente é incluído neste subgrupo.

O momento da contabilização de compras de itens do estoque, assim como o das vendas a terceiros, deve ser o da transmissão do direito de propriedade dos mesmos. Dessa forma, na determinação de se os itens integram ou não a conta de estoques, o importante não é sua posse física, mas, sim, o direito de sua propriedade. Assim, normalmente, os estoques estão representados por:

Itens que existem fisicamente em estoques, excluindo-se os que estão fisicamente na empresa mas que são de propriedade de terceiros, seja por terem sido recebidos em consignação, seja para beneficiamento ou armazenagem por qualquer outro motivo.

Itens adquiridos pela empresa mas que estão em trânsito, a caminho da sociedade, na data do balanço, quando sob condições de compra FOB, ponto de embarque (fábrica ou depósito do vendedor).

Itens da empresa que foram remetidos para terceiros em consignação, normalmente em poder de prováveis fregueses ou outros consignatários, para aprovação e possível venda posterior, mas cujos direitos de propriedade permanecem com a sociedade.

Itens de propriedade da empresa que estão em poder de terceiros para armazenagem, beneficiamento, embarque, etc.

Compras em Trânsito

Por outro lado, não devem ser incluídas as compras em trânsito, quando as condições são de sua segurança na fábrica ou em outro lugar designado pela empresa (FOB-destino), bem como as mercadorias recebidas de terceiros (quando a empresa é consignatária ou depositária) e os materiais comprados, mas sujeitos a aprovação. Neste último caso, somente são integrados aos estoques após a aprovação.

Peças e Materiais de Manutenção

Itens que tem algumas características de despesas antecipadas, como peças, materiais de manutenção e ferramentas de pouca duração, são também incluídos como estoques, mas evidenciados em separados dos demais. Não ficam dentro do subgrupo "Despesas do Exercício seguinte" por se referirem a bens corpóreos, mas devem, pela regra de liquidez decrescente, ser o último detalhe dos estoques.

Materiais Destinados a Obras

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com