Controle Social no PNAE – CAE
Artigo: Controle Social no PNAE – CAE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nayanna • 10/12/2013 • Artigo • 271 Palavras (2 Páginas) • 553 Visualizações
Controle Social no PNAE – CAE
Os objetivos do controle social; é verificar a correta aplicação dos recursos, promovendo a melhora de processos propondo mudanças das políticas públicas, e além do mais avaliar a qualidade dos serviços oferecidos, dando publicidades dos recursos recebidos.
O controle social e as políticas públicas estão ligados através da fiscalização e acompanhamento dos gastos dos ensinos públicos com material e manutenção.
A sociedade tem direito de participar no acompanhamento e na verificação da gestão dos recursos federais empregados nas políticas públicas.
Os impostos pagos pelo povo compõem o fundo e são aplicados na educação básica pública. Pois isso a população tem o direito de acompanhar e fiscalizar a execução do FUNDEB.
Controle social é um órgão deliberativo de acompanhamento e assessoramento da E.E do PENAE .
O CAE deve participar do processo e não ser só fiscalizado, deve realizar reuniões periódicas, visando traçar estratégias de ação, registrar em livro – Ata, todas as deliberações tomadas a partir da elaboração do cardápio.
O PNAE, mais conhecido como Programa de Merenda Escolar, trata-se de transferência legal, do tipo, transferência automática empregada na descentralização de recursos determinados programas da área de educação.
Mas como tudo tem seus problemas, destacamos os mesmos que ocorrem com a compra da merenda; devido à burocracia nas licitações, os supermercados não possuem interesse em participar do programa. Essa foi a maior dificuldade que ouvimos em nossas pesquisas.
Algumas sugestões que tivemos foram:
Compra da merenda escolar pela secretaria municipal de educação.
Acompanhamento nutricional.
Quando a merenda é acompanhada pelo gestor escolar – quando bom gestor – pode adequar a compra de acordo com as necessidades da escola.
...