Convide Os Amigos Para O Papa Pear Saga!
Casos: Convide Os Amigos Para O Papa Pear Saga!. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miriarocha • 1/9/2014 • 2.163 Palavras (9 Páginas) • 291 Visualizações
1- Introdução
Em muitas escolas os lugares para a contação de histórias se faz na própria sala de aula, muitas professoras tem em suas salas uns cantinhos para reunir os seus alunos e ali apreciarem uma boa leitura.
Podemos também ter esses ambientes em hospitais e faculdades, nos hospitais temos as áreas destinadas às crianças como uma área kids que lá monitores podem interagir com as crianças e assim a mesmas podem escolher alguns livros para sua viagem na literatura, já nas faculdades temos as grandes bibliotecas que o seu maior publico alvo são os estudantes que usam para as leituras como também para as pesquisas.
Em muitos destes ambientes o professor que escolhe os livros, pois já tem um plano de aula a seguir para a conclusão de um trabalho.
Levando em consideração a esse plano de aula o professor aproveita um dos temas para se desprenderem e soltarem a imaginação, a partir desta elaboração é buscado outros recursos para que essa leitura se torne prazerosa tais como a músicas, vídeos ou imagens assim pode-se ter uma proposta mais rica e um lúdico mais aflorado e o ambiente se torna mais atraente para os alunos.
Espaço Físico
Faixa Etária
Atividade
Materiais
Formas de Organização
Objetivos
Sala de Aula
Alunos com 0 a 03 anos
Cantinho da Leitura Tapetes de EVA,Livros e Fantoches feitos de meias velhas. Cobrir uma área que caiba todas as crianças com tapete de Eva, sentar as crianças de uma forma que elas se sintam avontade e começar a história usando os livros e os fantoches. Fazer com que as crianças tenham vontade de descobrir o mundo.
Desenvolver o habito de ler e contar histórias.
Desenvolver a imaginação.
Refeitório Alunos com 04 a 05 anos
Hora de comer e escutar Livros e comida. No hora do lanche sentar com todas as criançãs para que possam lanchar ou almoçar e enquanto isso contar histórias relacionadas ao alimento. Desenvolver o prazer de comer e ouvir histórias.
Formar leitores e ouvintes.
Desenvolver a imaginação
Biblioteca Alunos com 06 a 09 anos
Hora da Leitura Ar livre e Livros. Sentar com os alunos em roda no chão e começar a história, mas a cada 2 paragrafos lidos o livro será passado para outro aluno até a história a cabar ou o nosso horario de leitura. Fazer com que os alunos tenham participação constante na aula.
Desenvolver o prazer de ler.
E desenvolver a imaginação.
Como contar histórias
A importância de contar histórias para crianças.
As histórias na educação infantil são fundamentais na formação educacional da criança, em especial no início da escolaridade. Para o desenvolvimento de tal atividade deve ocorrer todo um planejamento, pois se trata de um momento mágico que a criança irá vivenciar e absorver algo que venha a identificar com ela naquele instante.
Por ser considerada uma atividade tão importante na educação infantil, sugerimos aos professores que lidam com crianças dessa fase algumas orientações que poderão beneficiar e conseqüentemente propiciar o desenvolvimento contínuo da criança no desenvolvimento da linguagem.
1. Contar histórias diariamente;
2. As histórias podem ser repetidas, dependendo do interesse dos alunos;
3. Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos.
4. Baseando em informações passadas por pais em relação ao aluno, buscar histórias que venham ajudar a resolver um problema em questão. Por exemplo: Se uma criança recusa a comer verduras em casa, selecione um tema voltado para a importância dos alimentos, de forma que a criança se identifique e o professor ajude a família, visto que a escola também tem essa função.
5. Ao planejar o momento de contar histórias, determinados aspectos são fundamentais e devem ser analisados:
• Local: as histórias não devem ser contadas apenas dentro da sala de aula, pelo contrário, ambientes diferenciados tornam o momento mais agradável (pátio, quadra, jardim, sentado em degraus, quiosques, entre outros).
• Posição: Os alunos devem estar em uma posição confortável e a professora deve ficar em uma posição que permita a todos os alunos a visualização do livro e sua dramatização.
• Apresentação da história: é fundamental que a professora conheça o texto da história, pois o ideal é que conte a história com suas próprias palavras, utilizando uma linguagem simples e um tom moderado, de forma que todos os alunos possam escutar de forma agradável.
• Horário: não deve existir um horário estipulado para o momento da história, deve acontecer de acordo com a necessidade e até mesmo de forma surpreendente para o aluno. Conforme uma situação ocorrida no ambiente, o professor poderá utilizar certa história que encaixe naquele instante, de forma que venha contribuir na resolução e amadurecimento da criança.
• Motivação: cabe ao professor deixar como suspense a história a ser contada, de forma que venha despertar a curiosidade em seus alunos bem como a motivação do momento.
Ressalta-se que muitas vezes, apesar do professor ter feito todo um preparo para esse momento, acontece das crianças ficarem dispersas. Sendo assim, sugere-se que o professor busque a participação das crianças fazendo “questionamentos” de forma que elas possam interagir com a história que está sendo contada.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Contando
...