Coorelação Entre As Desigualdades Sociais De gênero, Raça E Etnia.
Pesquisas Acadêmicas: Coorelação Entre As Desigualdades Sociais De gênero, Raça E Etnia.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AdriaMonica • 19/9/2014 • 413 Palavras (2 Páginas) • 537 Visualizações
Faça uma corelação entre as desigualdades sociais de gênero, raça e etnia. E aponte as principais implicações no desenvolvimento social do Brasil. (25 linhas)
A desigualdade social (de g gênero, raça e etnia) sempre esteve presente na história do Brasil e do mundo, dependendo de cada local os índices de desigualdade podem ser maiores ou menores, e os motivos são muitos.
No Brasil a desigualdade social tem um nível bem elevado, a começar pela desigualdade social de gênero, a mulher durante anos vem e continua lutando por seus direitos, apesar de já terem conquistado muitos direitos ainda falta muito, toda essa luta deu direito a elas de votarem, porém são poucas que ocupam algum cargo político, conquistaram o direito de estudar, mas ainda são poucas aquelas que dominam as ciências exatas, hoje a participação da mulher no mercado de trabalho é bem maior, contudo apesar de terem a mesma carga horária que os homens ganham menos que eles.
Apesar de o nosso país ser muito diverso na raça, o preconceito ainda é muito grande, e isso nós podemos ver no dia a dia, nos jornais, na Tv e na internet, quando um negro faz algo errado o primeiro pensamento das pessoas é “é um bandido que oferece riscos a população e merece ficar na cadeira” e o branco quando é descoberto as pessoas vem de outra forma “faltou amor dos pais” ou “tem problemas psicológicos” algo assim, e logo no nosso país onde existir pessoas de todas as raças: brancos, negros, amarelos, pardos e índios, não deveria haver tanto preconceito, a desigualdade não é só na forma de como cada um é visto mas também falta acessibilidade por parte desse povo a educação, ao lazer e a saúde.
Entende-se por etnia fatores culturais como: religião, forma de se vestir, a língua, as tradições, ou seja, a cultura de cada povo. Aqui no Brasil pode-se citar como desigualdade social de etnia a intolerância religiosa, que é quando alguém ou um grupo de pessoas não aceitam a religião do outro e partem para violência, repercutiram alguns casos que pessoas invadiam igrejas católicas e faziam atos de vandalismo, quebrando objetos sagrados da igreja e atiando fogo nas cujas.
A desigualdade social está presente em todo o mundo, não é um problema local ou de países mais baixos, mas sim um problema que vemos no dia a dia, a sociedade brasileira precisa entender que enquanto as leis não forem seguidas rigorosamente não resolverá esse problema das desigualdades ocorridas no nosso país.
...