Correio Do Povo
Exames: Correio Do Povo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilsondavo • 23/5/2014 • 248 Palavras (1 Páginas) • 208 Visualizações
Operação da Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira, o foragido da justiça e ex-servidor da Assembleia Legislativa Ubirajara Macalão. Ele foi acusado de comandar esquema de corrupção com os selos postais da Casa e condenado em 2007. Outros sete foragidos por outros crimes foram detidos na ação policial.
Macalão foi sentenciado a mais de oito anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sentença foi dada pela 2ª Vara Criminal do Foro Central de Porto Alegre. Por corrupção passiva, Macalão foi condenado a uma pena de quatro anos, quatro meses e dez dias de reclusão, e pelo crime de lavagem de dinheiro, a mais quatro anos de reclusão.
Conforme a denúncia do Ministério Público, quando era diretor de serviços administrativos da Assembleia, Macalão pediu e recebeu vantagens indevidas na execução do contrato de prestação de serviços existente entre a Assembleia e a Silvestre Administração. Entre os meses de março de 2005 e junho de 2007, ele recebeu R$ 75 mil. De acordo com a investigação da Promotoria de Justiça Especializada Criminal, ele recebia R$ 2,5 mil por mês, uma vez que era o responsável pela fiscalização do cumprimento do contrato.
O Ministério Público apurou, ainda, que para dissimular a origem e a destinação do dinheiro ilícito, o empresário fazia o pagamento para Macalão em cheques emitidos para a própria empresa, endossados no verso e levados para serem sacados na agência bancária onde a Silvestre tinha conta-corrente, possibilitando, assim, ter acesso ao dinheiro sem a identificação do sacador.
...