Primavera Dos Povos
Artigos Científicos: Primavera Dos Povos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thatha • 21/5/2013 • 364 Palavras (2 Páginas) • 1.220 Visualizações
Após o congresso de Viena, grupos conservadores restauraram a velha ordem devolvendo os tronos perdidos durante a Revolução Francesa as famílias reais, para estes conservadores as ideais liberais não interessavam. Mas pelo outro lado apesar das diferenças burgueses e operários, concordavam que era preciso tomar um atitude diante de tais condições para frear essa onde conservadora. Paras isso e dando inicio a grandes agitações por busca de mudanças, este movimento iniciado na França se espalha por vários países influenciados pelos franceses.
os”, pra quem não sabe ou não lembra o que foi a primavera povos, ela foi uma serie de Revoluções Liberais que em 1848 alastraram-se pela Europa chegando até a América.
Se de um lado os nacionalistas e os liberais buscavam respirar após o extremo conservadorismo que a Santa Aliança impunha após o congresso de Viena. Marx e Engels divulgavam o manifesto do Partido Comunista onde faziam florescer a consciência de classe.
Unificação:
Após a vitória, a Prússia e a Áustria entraram em guerra, em 14 de junho de 1866, diante da impossibilidade de um acordo sobre o futuro do território conquistado. O Exército austríaco foi aniquilado e a Prússia passou a dominar os territórios da Alemanha do Norte, forçando os outros estados alemães dessa região a formar a Confederação da Alemanha do Norte.
“Primavera dos povos” – É como fica conhecido o período dos movimentos revolucionários de independência nacional ocorridos na Europa entre 1848 e 1849, embora nem todos tenham se consolidado. Em várias partes da Europa eclodem revoltas em busca da independência e da identidade nacional.
As intrigas diplomáticas entabuladas por Bismarck sobre a aspiração de Leopoldo de Hohenzollern ao trono da Espanha, levaram a França a declarar guerra à Prússia em 19 de julho de 1870. Os estados alemães do sul se uniram à Prússia. Os exércitos de Napoleão III foram derrotados na batalha de Sedan e em Metz. O Imperador francês abdicou, a Terceira República foi proclamada e, em 28 de janeiro de 1871, foi assinado um armistício com a Prússia. A França foi obrigada a ceder à Prússia as províncias da Alsácia e Lorena. O rei da Prússia, Guilherme I, foi proclamado imperador da Alemanha pelos outros príncipes alemães em janeiro de 1871.
...