Correspondência Empresarial
Exames: Correspondência Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gilbertodecastro • 14/3/2015 • 665 Palavras (3 Páginas) • 731 Visualizações
A correspondência empresarial moderna
Nos dias atuais, a correspondência empresarial não é mais vista apenas como um meio de comunicação, tornou-se também um instrumento de marketing, inserindo-se na realidade de um mercado competitivo em que todas as nuances de comportamento adquirem sentido, onde a comunicação empresarial é responsável pela imagem da empresa perante o público, interno e externo.
Para tanto, a correspondência empresarial tem sofrido modificações ao longo do tempo, priorizando a objetividade para um vocabulário simples, mas formal, com frases curtas e gramática correta, de acordo com a cultura organizacional.
O correio eletrônico
O correio eletrônico, comumente conhecido como e-mail, é o principal meio de comunicação utilizado pelas empresas para a transmissão de informações para clientes internos e externos, sendo um meio de comunicação mais rápido e eficaz. Em ambos os casos, a formalidade do texto redigido, será determinado pelo conteúdo e pelo destinatário.
Todavia, quando utilizado como e-mail para envio interno,como bilhete ou contato telefônico percebemos uma discrepância quanto a forma textual empregada e de linguagem utilizada, tanto quanto ao compararmos com um documento tradicional de destinatário externo, onde utilizamos uma padronização culta de linguagem e de forma.
Quando o correio eletrônico funciona como memorando ou comunicação interna, apresentamos um cuidado em sua formulação, atendendo a padronização textual e gramatical,bem como o grau de formalidade.
A informalidade na escrita, pode demonstrar falta de clareza e coesão das ideias, podendo desestruturar a imagem da empresa perante ao público externo, desde fornecedores a clientes, sendo um dos maiores problemas observados nos dias de hoje.
A carta
A carta moderna sofreu muita influência dos modelos americanos, tanto na forma quanto no estilo. Denteado era o nome dado ao modelo de carta utilizados no início dos anos 60, sofrendo grande influência também norte-americana, de variações estéticas no final da década de 80, sendo assimilado ao estilo "bloco".
A seguir, as principais mudanças decorrentes da modernização de carta impressa:
• Nº de expedição: Pode aparecer isolado, combinado ao setor ou à abreviatura da espécie do documento, mantendo-se à esquerda por tradição, mas também podendo ser colocado a direita a fim de arquivamento.
• Data: dia sem o zero colocado antes do dia menor de 10, o mês em letras minúsculas, inclusive a letra inicial. sem pontuação final no ano colocado, quando milhar, depois da data, ponto final. Só na carta com pontuação aberta ele será dispensável.
Obs.: Pontuação aberta é um recurso norte-americano que consiste em não se colocar nenhum sinal de pontuação em três elementos: data, vocativo e fecho. Em nossa cultura, esse recurso não foi bem aceito, portanto, não aconselhamos o seu uso.
• Destinatário # endereçamento: A única situação em que será pertinente o uso do endereço no próprio corpo da carta será no caso de envelopes janelados.
• Att.,
...