Creme Catalana
Artigo: Creme Catalana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edvaldomore • 20/5/2014 • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 1.249 Visualizações
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p.4
2 - ORIGEM p.5
3 - A CREME CATALANA p.6
4 - RECEITA p.7
5 - VARIANTES p.8
6 - CULTURA POPULAR p.9
7 – BIBLIOGRAFIA P.10
1-INTRODUÇÃO
A Crema Catalana é uma sobremesa apreciada e conhecida alem das fronteiras da Espanha, é mais uma receita clássica tem toda aquela historia mágica por traz, fazendo que com ela se torne mais especial ainda, mesmo parecendo uma receita simples, ela é irresistível para os amantes de um doce muito saboroso, tradicional e elegante, podendo ser degustado após almoço, jantar ou em qualquer hora do dia.
2-ORIGEM DA CREMA CATALANA.
A Crema Catalana tem origem da cozinha Judia segundo o Grêmio Provincial da Pastelaria de Barcelona.
A tradição catalã é que no dia de São José, a comunidade prepara e degusta essa sobremesa em pequenas tigelas de barro, é utilizado um maçarico ou um equipamento em espiral de ferro para queimar a superfície da crema.
O Creme Catalana foi criado por freiras que iriam receber a visita de um Bispo no convento, o Bispo chegou com pressa querendo ir logo embora, com isso o pudim não cozinhou de uma forma adequada, e uma das freiras teve a ideia de misturar maisena para deixar o pudim mais espesso. O Bispo ficou nervoso por que tinha que se retirar, para não o deixar esperando por muito tempo, serviu em um prato com caramelo por cima, ficando na forma de uma papa plana e mole.
O Bispo estava tão ansioso para degustar o pudim que normalmente se serve gelado, que rapidamente deu uma colherada, o doce estava tão quente que queimou sua boca o fazendo gritar “Crema!” que quer dizer queima em catalão, ele continuou comendo, pois estava muito boa, dai surgia a Crema Catalana.
3 -CREMA CATALANA
É uma sobremesa típica Cataluña , a Crema Catalana. Por ter um grande sabor e ser muito nutritiva, devido a grande quantidade de vitaminas e minerais. Esse creme é bem parecido com pasteis típicos de Crema Pastelesa e os Natillas, tendo a sua forma única que se cobre o creme com açúcar que é queimado com um maçarico ou uma prancha de ferro, dando assim o nome de Crema Queimado, usasse uma pouco de canela para dar aquele toque final do sabor a crema.
A crema é muito parecida com o creme Brulée que é de origem francesa, a diferença está no modo de espessar cada sobremesa, o Catalana utiliza ovo e amido de milho, e o Brulèe é espessado com creme de leite e ovos, e cozinhado em banho Maria. Ambos são cobertos com açucares e queimado a superfície.
Alem de ser uma sobremesa muito saborosa, o doce é rico em vitamina A e Cálcio, tem todas as vitaminas do grupo B e é rica em proteínas e lipídios, pessoal que tem colesterol alto não devem abusar dessa sobremesa por ter um alto nível de gordura e açúcar. todo esse estudo foi feito pelo Colégio de Farmacêuticos da Província de Barcelona.
Brulèe Creme, podemos perceber a semelhança com a Crema Catalana.
4-RECEITA
Preparação da Crema Catalana:
Ingredientes:
1 litro de leite
100 g de açúcar e quantidade extra para caramelar
5 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
Raspas de limão ou laranja(cuide
...