Crescimento Econômico De São Paulo
Resenha: Crescimento Econômico De São Paulo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jehmazzoni • 2/10/2014 • Resenha • 261 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
São Paulo é a cidade com maior poder econômico do Brasil, a 19ª cidade do mundo e segundo projeções, será a 13ª economicamente em 2020, segundo dados do IBGE, em 2005 seu Produto Interno Bruto (PIB) foi de R$ 263.177.148.000,00, o que equivale a aproximadamente 12,26% do PIB brasileiro e 36% de toda produção de bens e serviços do Estado de São Paulo. Sua região metropolitana possui um PIB de aproximadamente R$ 416,5 bilhões, o que corresponde a 57,3% de todo o PIB paulista.
Com base nos dados, considerado um dos maiores centros financeiros do Brasil e do mundo.
A cidade sofreu uma comprovada mudança em seu perfil econômico nas últimas três décadas, foi marcada por ser uma potencia com forte caráter industrial, São Paulo tem cada vez mais assumido um papel de cidade terciária, pólo de serviços e negócios para o país.
Além disso, permite acesso às principais rotas aeroviárias mundiais, às principais redes de informação, assim como sediaria filiais de empresas transnacionais de importância global e importantes instituições financeiras. Esta designação, porém, também é criticada por outros estudiosos devido às contradições e particularidades de uma grande cidade latino-americana, visto que segundo eles a mesma apresenta graves problemas de exclusão social e segregação espacial, configurando-a como metrópole economicamente periférica no cenário capitalista global. Apesar de ser o centro financeiro do país, São Paulo apresenta também alto índice de negócios ligados à economia informal. Neste mesmo cenário, segundo dados de 2001 da prefeitura do município, cerca um milhão de paulistanos (aproximadamente dez por cento da população) vivia abaixo da linha de pobreza.
...