Criança E Desenvolvimento 2
Trabalho Universitário: Criança E Desenvolvimento 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 541524 • 15/2/2015 • 719 Palavras (3 Páginas) • 580 Visualizações
1ª AA
1ª AA
QUESTÃO 01
Uma das características do estágio pré-operacional é o egocentrismo. Podemos afirmar que são manifestações do egocentrismo:
A – animismo: a criança tende a conceber todos os objetos como vivos e possuidores de sentimentos e intenções;
B – artificialismo: concepção que todas as coisas foram construídas pelo homem ou por uma entidade divina;
C – justaposição: dificuldade da criança pré-operacional de fazer inclusões, portando sínteses ou formular um conceito;
D – irreversibilidade: dificuldade infantil de percorrer cognitivamente um caminho inverso ao já realizado, ou seja, de inverter mentalmente a direção, voltando a um ponto de partida não modificado;
E – autonomia: nesta etapa, as crianças já são capazes de jogar, respeitando as regras do jogo e realizando acordos mútuos, percebendo-se e percebendo os demais jogadores como “legisladores”, ou seja, capazes de criar regras que serão submetidas à apreciação e à aceitação de todos.
Qual das afirmativas acima não corresponde a uma manifestação do egocentrismo?
E
D
C
B
A
Resposta letra E
1ª ACQF
1ª ACQF
QUESTÃO 01
Caro cursista, você já parou para pensar a respeito do processo de desenvolvimento e aprendizagem dos seres humanos? Já percebeu o quanto esse processo envolve uma multiplicidade de fatores, tanto internos quanto externos aos sujeitos? E, ainda, o quanto o conhecimento desse processo tão complexo é fundamental à educação, uma vez que a função primeira desta é a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento humano?
Com base no que você leu nos capítulos 1 e 2 do livro "Criança e Desenvolvimento", leia as afirmativas abaixo e assinale (V) para as verdadeiras (F) para as falsas.
A aprendizagem é um processo construído internamente pelo sujeito por meio de suas estruturas internas.
O docente deve conhecer o nível de desenvolvimento de seu educando para propor-lhe atividades que despertem o seu interesse e o desafie cognitivamente.
A teoria piagetiana não concebe a criança como um ser dinâmico, ativo, em constante processo de desenvolvimento por meio das contínuas interações organismo-meio.
...