Criminologia
Tese: Criminologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Narcizo • 18/2/2014 • Tese • 3.952 Palavras (16 Páginas) • 263 Visualizações
1- O que é a Criminologia?
A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo.
2- Do que a Criminologia trata?
A Criminologia trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e social – assim como programas de prevenção e técnicas de intervenção positiva do delinquente.
3- Quais as características da criminologia?
Método: empírico (indutivo, indiciário) e interdisciplinar. Objeto: análise do delito, do delinquente, da vítima e do controle social. Funções: explicar e prevenir o crime e intervir na pessoa do infrator.
4- Diferencie a forma que a Criminologia e o Direito Penal veem O CRIME.
CRIMINOLOGIA- A criminologia estuda o crime como um “problema”, ressaltando sua base conflitual e enigmática e seu lado humano e doloroso, com as transcendentais implicações de toda ordem que derivam de tal análise.
DIREITO PENAL- Direito Penal preocupa-se com a imposição de limites ao poder punitivo do Estado, mediante definições claras e precisas das hipóteses de incidência comportamental sujeitas a castigo.
5- Como anda o campo de ação tradicional da Criminologia?
O âmbito tradicional da criminologia está sendo ampliado, incorporando em seu objeto as investigações sobre a vítima do delito e o denominado controle social, que deram à noção clássica um moderado giro sociológico, que compensa o desmedido biologismo positivista sob cujos auspícios ela nasceu.
6- Fale da Criminologia quanto a Prevenção.
Privilegia-se uma orientação prevencionista da criminologia, atenuando-se a obsessão repressiva explícita.Interessa prevenir eficazmente o delito e não castigá-lo cada vez mais e melhor.
7- Qual a relação entre a Criminologia e as demais ciências? A Criminologia se relaciona praticamente com todas as ciências e áreas do conhecimento humano, desde que propiciadoras de maior percepção ao fenômeno do cometimento criminal e à personalidade do delinqüente. A criminologia e demais ciências compõem a chamada Enciclopédia das Ciências penais, ou Síntese Criminológica, que destinam-se à perquirição, enfrentamento e aplicação interativa dos princípios e normas dos três elementos do episódio criminal: O delito, o criminoso e a pena.
8- Segundo Luis Jimenez, diga de forma sucinta os 4 grupos que se divide a Síntese Criminológica.
Ciências histórico-filosóficas (História do Direito Penal, Filosofia do Direito Penal e Direito Penal Comparado);
Ciências causal-explicativa (Criminologia, Biologia Criminal, Antropologia Criminal, Sociologia Criminal, Psicologia criminal e Psicanálise Criminal);
Ciências jurídico-repressivas (Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Penitenciário);
Ciências auxiliares e de pesquisa, ou ciências adjutórias (Política criminal, Penologia, Medicina legal, Criminalística, Psiquiatria Forense, Psicologia Judiciária, Polícia Judiciária Científica e Estatística Criminal).
9- Por que a Criminologia relaciona-se fundamentalmente com o Direito Penal, Direito Processual Penal e com o Direito Penitenciário?
Porque, embora autônomas são ciências correlatadas e até mesmo complementares, eis que é o próprio Direito Penal que delimita o objeto da Criminologia. Direito Processual Penal regulamenta a verificação do ato delituoso e o exame da personalidade do autor típico; e com o Direito Penitenciário, quando o mesmo disciplina o programa de ressocialização do delinquente.
10- Fale da Obrigatoriedade da Criminologia com a Antropologia Criminal, Biotipologia Criminal, Sociologia Criminal e Psicologia criminal.
aos psicossociais, como um todo
ANTROPOLOGIA CRIMINAL-É para totalizar o fenômeno criminal e seus múltiplos aspectos, desde os biológicos BIOTIPOLOGIA CRIMINAL- que chega a projetar uma constituição delinquencial;
SOCIOLOGIA CRIMINAL -a demonstrar que a personalidade criminosa é o somatório de fatores biológicos e sociológicos em seu mais amplo sentido, integrados numa unidade psicossomática;
PSICOLOGIA CRIMINAL- que mostra a dimensão individual do complexo fenômeno do crime. Bem com da Biologia, Psicologia e a Psicanálise, que são essenciais a Criminologia Clínica.
11- Por que a Criminologia é uma ciência empírica mais não experimental?
A experimentação é um método empírico, mas não o único. Não se pode aceitar como cientifico somente aquilo que se possa ser demonstrado em um laboratório. No âmbito criminológico, muitas vezes a experimentação é inviável ou ilegal, porém o criminólogo utilizará outras técnicas, não experimentais, para testar sua hipótese de trabalho.
12- Fale sobre os métodos de Empirismo e Indiciário.
EMPIRISMO - não é o único método à disposição do criminólogo. Se um crime é um fenômeno humano e cultural, o subjetivismo, a intuição, os sintomas, os indícios e a empatia podem ser métodos úteis de investigação cientifica.
INDICIÁRIO- baseia-se na investigação de vestígios, relatos, questionários, valorizando-se a intuição, elemento subjetivo importante. Ver: Cerqueira Filho, Gisálio e Neder, Gizlene. Emoção e Política – (a) ventura e imaginação sociológica para o século XXI. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1997.
13- Quem é o Criminologista?
É alguém engajado no estudo cientifico do crime e dos criminosos. Normalmente está nas Universidades, lecionando e realizando pesquisas.
14- Diferencia o Criminologista do Operador do Sistema penal.
Criminologista- é um produtor de conhecimentos.
Operador do sistema penal- é um consumidor ou um aplicador destes conhecimentos, apesar de algumas pessoas exercerem ambas as tarefas
2º AULA
1- Em que século se chegou a sistematização da ciência Criminológica?
Foi apenas no final do século
...