Cultura
Dissertações: Cultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gustavo406066 • 8/3/2015 • 531 Palavras (3 Páginas) • 1.219 Visualizações
No processo de sua constituição cultural, deve-se levar em consideração, para a análise do papel do negro na sociedade brasileira, o estado cativo ao qual foi submetido, com toda a carga de violência decorrente do sistema colonial escravista e da igualmente violenta discriminação social posterior e ainda vigente, o que impedia que aquela cultura oriunda da África fosse posta como dominante numa sociedade onde o racismo era política de Estado. Contudo, constituiu-se em tão forte elemento cultural que pôde difundir-se largamente até mesmo na sociedade colonial, havendo permanências igualmente fortes desses traços presentes na atual sociedade brasileira.” (ZAGNI, Rodrigo Medina; “A contribuição do afro-descendente para a constituição cultural brasileira”; O Correio, Nov. 2002).
Ao ler o texto acima, que trata da contribuição dos afro-descendentes à constituição cultural brasileira, pode-se concluir que:
Desde a Antiguidade, o Homem
desenvolveu explicações míticas ou
filosóficas que respondiam a esta questão
por meio da hereditariedade e da origem
geográfica.
Vimos na unidade anterior,
dedicada às “teorias da cultura”, que
quando, no séc. XIX desenvolve-se a
Antropologia como ciência humana e
social, gozando de rigor metodológico e
primeiros referenciais teóricos, o
darwinismo social tendia a fornecer
explicações científicas (pautadas na teoria
da evolução das espécies) para uma
compreensão então já muito antiga: a da
determinação biológica e geográfica. Sabemos também que o debate teórico em torno dessas
questões desmontou, paulatinamente, as convicções rácicas que determinavam as diferenças
culturais, impondo não apenas outra ordem de compreensão, mas modificando de forma
irreversível os objetos, objetivos, métodos e natureza desta nascente ciência. Contudo, ainda
que liberta das amarras explicativas do evolucionismo, a cultura não carecia apenas de
explicações sobre a questão das diferenças, mas primordialmente sobre sua natureza, origens
e dinâmicas de transformação.
Essas questões ganharam também, com o advento
dessas percepções pós-evolucionistas, outro âmbito de
ocorrência, uma vez que diferenças culturais se verificavam
não somente externamente aos grupos sociais, mas também
internamente. Se as explicações evolucionistas não davam
conta de esclarecer as diferenças entre povos distintos,
também falhou em atribuir as diferenças entre homens e
mulheres por meio da hereditariedade. Obviamente homens
e mulheres mantêm relevantes diferenças biológicas, contudo,
o papel que desempenham
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