Cultura Doméstica Sustentável
Artigos Científicos: Cultura Doméstica Sustentável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabelleana • 26/9/2013 • 1.169 Palavras (5 Páginas) • 256 Visualizações
Projeto
Título – Cultura Doméstica Sustentável
1.Introdução
Um litro de óleo doméstico jogado no ralo da pia chega a contaminar de uma só vez um milhão de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa – desde o banho, comida e consumo por até 40 anos.
O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema.
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.
Jogar óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:
Permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico; se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática; fica no solo, impermeabilizando – o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
2. Definição do Público Alvo
São moradores situados no Jardim Alvorada – Santo André /SP, sendo a atividade centralizada em um prédio com 16 apartamentos, essa metodologia será aplicada, devido a detecção de problemas nas tubulações de esgoto do prédio. O problema foi levado até o sindico do prédio, no qual o mesmo solicitou uma reunião de emergência, após o debate foi evidenciado que a causa do problema foi o acumulo de resíduos de óleos de cozinha, provocando o referido entupimento na tubulação de esgoto.
3. Objetivo geral
Garantir que o óleo gerador e causador do entupimento não sejam mais descartados no sistema coletor de esgoto do condomínio.
4. Definição dos objetivos específicos
Garantir que todos os moradores tenham a importância da consciência de não realizarem o descarte de óleo vegetal no sistema de esgoto, sabendo que a forma de descarte será feita no rol de entrada do prédio, tendo como responsável o porteiro que ficará incumbido do cumprimento de todas as exigências pré-estabelecidas. Essa mudança terá caráter educativo, sendo estabelecido de forma imediata a avaliações mensais, quanto ao volume recebido, avaliação e metas estabelecidas, se está sendo o por todos os moradores o cumprimento desta tarefa.
5. Definição de indicadores de resultado
Através dos indicadores já mencionados no item anterior as ideias iniciais estabelecidas pelos responsáveis envolvidos são de garantir o reaproveitamento de 40% do óleo vegetal no primeiro trimestre, sendo 50% para o primeiro semestre e 60% no primeiro ano de implantação. Após o primeiro ano de implantação será feito ajuste em relação a porcentagens estabelecidas para as metas, sendo discutidos alguns ajustes para correção.
6. Metodologia e estratégia
O óleo será acondicionado pelo próprio morador em garrafas pet, a cada 2 litros de óleo vegetal armazenado serão encaminhados ao posto de coleta no rol de entrada do prédio. Juntamente com o óleo vegetal o morador deverá entregar uma embalagem tetra pack, para o acondicionamento do sabão que será produzido pelo projeto. Após o recolhimento do óleo vegetal a sindica determinou um local adequado para o manuseio dos produtos, utilizando contenções para que não haja derramamento de óleo vegetal no solo para que não venha a contaminar o solo. Para o manuseio do processo é utilizado óculos de segurança e luvas impermeáveis. Este processo de produção para o reaproveitamento do óleo vegetal em sabão consiste em:
• 2 litros de óleo vegetal;
• 350 gramas de soda caustica;
• 350 ml de água;
Modo de preparo:
Coloque em uma lata de 18 litros os 350 m de água juntamente com o óleo vegetal já coado, leve ao fogo até atingir 60 graus, depois apague o fogo e em seguida acrescente as 350 gramas de soda caustica, já dissolvido mexa até engrossar em torno de 20 a 30 minutos. Despeje o conteúdo em embalagens tetra pack e aguarde a secagem. Após a conclusão de todo processo de fabricação do sabão as garrafas pet serão devolvidas para os moradores para a renovação do processo, juntamente com o sabão produzido.
7. Resultado
Inicialmente serão apresentados em reuniões dos condôminos os resultados obtidos neste processo sustentável, sendo avaliados se estes resultados estão dentro das metas pré-estabelecidas pelo projeto.
8. Custo
Também foi de consenso de todos os moradores
...