Cultura E Mudança Organizacional
Ensaios: Cultura E Mudança Organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelo_viana • 29/11/2014 • 551 Palavras (3 Páginas) • 542 Visualizações
1. Reflita sobre as relações entre o cargo em comissão, as feições concretas que revestem as relações dessa natureza (comissionada) e a história da Administração Pública brasileira. A partir disso, faça uma síntese de até 15 linhas sobre as transformações necessárias e passíveis de serem implementadas em relação aos cargos em comissão.
A Administração Pública brasileira exige que tenhamos um olhar para suas origens, a fim de que possamos buscar elementos culturais em determinadas ações gerenciais.
A formação gerencial brasileira possui forte dependência da produção estrangeira, principalmente da norte-americana, e essa submissão ao conteúdo estrangeiro traz reflexos nos valores da Administração Pública gerencial.
O mimetismo afeta diretamente as organizações no Brasil e os reflexos formalísticos decorrentes dessas práticas frente a complexidade, ambiguidade e pluralidade da realidade brasileira, trazendo como consequência o uso do “jeitinho” nas práticas cotidianas.
Analisando especificamente os cargos comissionados, pode-se guiar pela análise de Guimarães e Medeiros (2003) sobre a inserção de elementos característicos da lógica empresarial pela via de transferência e adaptação de conhecimentos gerenciais desenvolvidos no contexto da administração privada, tendo como destaque a confiança limitada e o controle por resultados.
2. Pesquise sobre conceitos relacionados ao taylorismo, ao fayolismo e à organização burocrática e identifique traços e influências desses, presentes na organização pública contemporânea. A partir disso, relacione os traços constitutivos – que já assumem caráter de elementos culturais – com as barreiras à mudança organizacional.
Com a finalidade de promover a eficiência do aparelho do Estado, influenciado pelos valores clássicos de Taylor e Fayol, a Administração nasce no Brasil no campo da Administração Pública, possuindo atributos mecanicistas que permeiam as organizações em qualquer dos níveis do governo.
A Administração Pública tem se transformado, contudo, vem preservando os elementos fundamentais de sua essência. A motivação das transformações permite destacar dois desafios: (1) tensões externas, atribuídas ao fenômeno da globalização; (2) tensões internas, decorrente da redução da oferta de serviços públicos à sociedade.
3. Com base no conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber identifique as perspectivas desse fenômeno – o burocrático – como instrumento de dominação (uma leitura com foco nas relações de poder) e como modelo de organização (leitura de orientação funcionalista).
No Brasil destaca-se o “legado colonial” e o tipo de família patriarcal, que explicam o fenômeno organizacional da Administração Pública como poder centralizado, aproximando-se de uma abordagem funcionalista.
A orientação funcionalista permeia um cenário rígido e fechado, impossibilitando a existência de um Estado democrático, em que a diversidade de ideias e pensamentos possam ser vistos como algo positivo, crítico e construtivo para o desenvolvimento do pensamento político, econômico e social.
4. Pense em uma situação ocorrida em uma organização pública e identifique os principais fatores
...