TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Surda

Monografias: Cultura Surda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

M

Cultura Surda

È o jeito que o sujeito surdo entende o mundo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as idéias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo.

No dia 26 de Setembro comemoram o dia Mundial do Surdo e dia 30 de Setembro dia Internacional do Surdo.

Quando duas pessoas conversam em língua de sinais é considerado rude desviar o olhar e interromper o contato visual.

Para captar a atenção de um surdo, não devemos gritar ou falar o nome da pessoa é melhor chamar sua atenção através de um leve toque no ombro ou no braço dela, acenar se a pessoa estiver perto ou se estiver distante. Dependendo da situação, pode-se dar umas batidinhas no chão (ele poderá sentir a vibração através do corpo) ou fazer piscar a luz. Então, converse com o surdo olhando em seus olhos. Para se fazer entender, não se envergonhe de apontar, desenhar, escrever ou dramatizar. Utilize muito suas expressões faciais e corporais. Tais recursos são importantes quando não há ainda domínio da língua de sinais. Esses e outros métodos apropriados de captar a atenção dão reconhecimento à experiência visual dos Surdos e fazem parte da cultura surda. Aprender uma língua de sinais não é simplesmente aprender sinais de um dicionário. Muitos aprendem diretamente com os que usam a língua de sinais no seu dia-a-dia — os surdos. Em todo o mundo, os surdos expandem seus horizontes usando uma rica língua de sinais.

Alguns fatores podem afetar o processo de aprendizagem de pessoas surdas, como por exemplo: o período em que os pais reconhecem a perda auditiva, o envolvimento dos pais na educação das crianças, os problemas físicos associados, os encaminhamentos feitos, o tipo de atendimento realizado, entre outros.

Os surdos, alem de serem indivíduos que possuem surdes, por norma são utilizadores de uma comunicação espaço- visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição á fala, tendo ainda uma cultura característica.

Tornou-se parte da cultura surda usar uma fita azul

- A cor azul foi escolhida para representar "O Orgulho Surdo", para homenagear todos os que morreram depois de serem classificados como "surdo" durante o reinado da Alemanha nazista.

- Uma conhecida fita azul representa um motivo: ela engloba uma história, uma cultura, uma língua, um povo.

Sentimento azul? Celebrem! Com todas as fitas, alfinetes, pulseiras e Camisetas.

- Aqueles que usam a fita azul têm orgulho em mostrar um pouco de sua própria cultura: A Cultura surda.

Surdez não é uma deficiência, mas uma cultura.

Os surdos, alem de serem indivíduos que possuem surdes, por norma são utilizadores de uma comunicação espaço- visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição á fala, tendo ainda uma cultura característica.

No Brasil eles desenvolveram a Libras, e em Portugal, LGP. Já outros, por viverem isolados ou em locais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com