A temática da surdez em seu aspecto médico, cultural e social, e sobre libras e a cultura surda
Trabalho acadêmico: A temática da surdez em seu aspecto médico, cultural e social, e sobre libras e a cultura surda. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: clesmira • 13/10/2013 • Trabalho acadêmico • 2.377 Palavras (10 Páginas) • 814 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LIBRAS
CULTURA SURDA NA EDUCAÇÃO
CLESMIRA PEREIRA RA: 5721154698
MARIA CLAUDIANA DA ROCHA RA: 5721158234
VANESSA APª. GOMES OSORIO RA: 5780169033
CÉLIA ABADIA DE O. VASCONCELLOS RA: 5206955056
SUELI APª MACHADO DA FONSECA RA 6350192871
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “LIBRAS”, sob orientação do professor-tutor a distância Claúdia Maria de Souza Oliveira.
CAMPINAS
2012
INTRODUÇÃO
Muitas pessoas acreditam que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o português nas mãos, na qual os sinais substituem as palavras. Muitas pensam que são somente gestos iguais aos da s línguas orais. Entre as pessoas que acreditam que é uma língua,há algumas que creem que é limitada e expressa apenas informações concretas e que não é capaz de transmitir ideias abstratas. Está língua é comparável em complexidade e expressividade a quaisquer línguas orais. Está língua não é uma forma de português; ao contrário,tem suas próprias estruturas gramaticais,que deve ser aprendidas do mesmo modo que outras línguas.
Libras continua sendo a língua preferida da comunidade surda,consideram a Libras como sua língua natural,a qual reflete valores culturais e guarda suas tradições e heranças vivas.
A TEMÁTICA DA SURDEZ EM SEU ASPECTO MÉDICO, CULTURAL E SOCIAL, E SOBRE LIBRAS E A CULTURA SURDA.
As LIBRAS é a língua da comunidade surda brasileira. Tem suas regras gramaticais próprias, possibilitando assim, o desenvolvimento linguístico da pessoa surda, favorecendo o seu acesso aos conhecimentos existentes na sociedade.
Os sinais são formados a partir de parâmetros, como a combinação do movimentos das mão com um determinado lugar, podendo este lugar, ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo.
Para a confecção de um sinal na Língua Brasileira de Sinais, precisaremos usar os cinco parâmetros desta língua, que são:
1- configuração das Mãos: são formas que colocamos as mãos para a execução do sinal.
2- Ponto de Articulação: é o lugar onde incide a mão configurada para a execução do sinal. Poderá ser realizado num espaço neutro vertical ( ao lado do corpo) ou espaço neutro horizontal (na frente do corpo)
3- Movimento (M): alguns sinais tem movimento, outros não, são estáticos. Movimento é a deslocação da mão no espaço na execução do sinal.
4- Orientação ou Direcionalidade: é a direção que o sinal terá para ser executado.
5- Expressão facial e ou corporal: muitos sinais necessitam de um complemento facial e até corporal para fazer com que sejam compreendidos. A expressão facial são as feições feitas pelo rosto para dar vida e entendimento ao sinal executado.
parâmetros, visto que uma pequena mudança já poderá significar outro sinal.
Garantia do direito á saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva
O Sistema Único de Saúde – SUS e as empresas que detêm concessão ou permissão de serviço públicos de assistência à saúde, deve incluir pessoas surdas ou com deficiência auditiva em todas as esferas da vida social, devem garantir, prioritariamente aos alunos matriculados nas redes de ensino da educação básica, a atenção integral à saúde nos diversos níveis de complexidade e especialidade médicas efetivando:
Ações de prevenção e desenvolvimento de programas de saúde auditiva;
• tratamento clínico e atendimento especializado, respeitando as especificidades de cada caso;
• realização de diagnósticos, atendimento precoce e do encaminhamento para a área de educação;
• seleção, adaptação e fornecimento de prótese auditiva ou aparelho de amplificação sonora;
• acompanhamento médico ou fonoaudiológico e terapia fonoaudiológica;
• atendimento em reabilitação por equipe multiprofissional;
• atendimento fonoaudiológico ás crianças, adolescentes e jovens matriculados na educação básica, por meio de ações integradas com a área da educação, de acordo com as necessidades terapêuticas do aluno;
• orientações à família sobre as implicações da surdez e sobra a importância para a criança com perda auditiva ter, desde seu nascimento, acesso à Libras e à Língua Portuguesa;
• atendimento ás pessoas surdas ou com deficiência auditiva na rede de serviços do SUS e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde, por profissionais capacitados para o uso de LIBRAS;
CULTURA SURDA
A palavra Cultura possui vários significados.
Relacionando esta palavra ao contexto de pessoas surdas ela representa
...