Cultura original
Resenha: Cultura original. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: contabilidadess • 16/3/2014 • Resenha • 840 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
CULTURA INDIGENA
Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro, são formados por povos diferentes com hábitos e costumes diferentes, suas casas são feitas de caibros encaixados, amarrados com cipó e revestidos e cobertos de palha, possuem características semi-nômades pois quando acham que exploraram bem o território em que estão eles se mudam, são caçadores e acreditam em rixis, ou seja, quando os animais morrem os espíritos deles se tornam amigos e protetores. Eles acreditam na transformação do homem em animais e vice-versa, vivem do cultivo do milho, mandioca, batata, banana, cará, melancia, feijão e amendoim e prezam pela pintura corporal, dividem o trabalho, ficando para os homens a defesa do território, abertura de roças, construção das casas, pesca e etc., para as mulheres o trabalho de educar os filhos, afazeres domésticos, do casamento, dos filhos, da pintura e ornamentação das crianças.
As crenças indígenas se baseiam na adoração de fenômenos da natureza, tais como o sol e a Lua.
Seus valores são conceituados em conservar e preservar uma hierarquia conforme seus antepassados, um valor que passa de geração a geração.
As normas e sanções utilizadas na cultura indígena são a moradia em ocas, sobrevivem da caca, pesca e coleta de vegetais. Para a preservação da infância da mulher, essa só pode se tornar esposa após a primeira menstruação acompanhada de um ritual especial, de acordo com a tribo. Não existem padrões morais de virgindade ou adultério, tudo se resolve com conversas entre parentes próximos e com acordos entre as famílias. Temos tribos matriarcais, patriarcais, monogamia (um só esposo ou esposa - com uniões que podem ser dissolvidas) e poligamia (um esposo com várias esposas, ou uma esposa com vários maridos).
Os índios pintam seu corpo, usam diversos tipos de cocares, braceletes, cintos, brincos. Nas tribos, onde as mulheres usam penas, são discretas, colocadas nos tornozelos e pulsos, geralmente em cerimônias especiais. Homens e mulheres pintavam seus corpos com jenipapo depois untavam com óleo Os homens usavam cabelos curtos na frente cumprido na nuca, já as mulheres deixavam crescer ate a cintura e so os prendiam quando trabalhavam Furar o lábio inferior para colocar objetos de pedra, osso ou madeira era símbolo da sua masculinidade Os homens usavam colares de búzios, de ossos de animais e dentes de inimigos e enfeitavam-se com penas de aves. As mulheres usavam enfeites no pescoço, nos braços e nas orelhas. Homens e mulheres raspavam os pêlos do corpo – barba, sobrancelha, pêlos pubianos, etc.
A cestaria diz respeito ao conhecimento tecnológico, à adaptação ecológica e à cosmologia, forma de concepção do mundo daquelas sociedades. O conjunto de objetos incorporados à vivência de uma determinada sociedade indígena expressa concretamente significados e concepções daquela sociedade, bem como a representa e a identifica. Enquanto arte, em cada peça produzida existe também uma preocupação estética, identificando o artesão que a produziu e aquela sociedade da qual ela é cultura material.
Os indígenas são amantes da música, que praticam em festas de plantação e de colheita, nos ritos da puberdade e nas cerimônias de guerra e religiosas.
CULTURA
...