Culturas
Exames: Culturas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cabritinha • 14/3/2015 • 456 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
Culturas Contemporâneas: localismos, comunidades virtuais e multiculturalismo
Passo 1 O ponto de partida dessa atividade será a cidade em que você mora. Portanto, o primeiro passo é levantar informações sobre a cidade, considerando os seguintes tópicos:
Nome :Embu das Artes;
Bandeira
Localização (mapa, Estado, etc.).
Número de Habitantes
240.230
Economias principais (ex.: indústria têxtil, lavoura, serviços, turismo).
O cultivo de flores e plantas ornamentais é mais uma atração que concorre positivamente para a economia local. Embu das Artes é um dos principais fornecedores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), depois de Holambra, que ocupa tradicionalmente o primeiro lugar.
Pontos turísticos e outros pontos de interesse público
Capela de São Lázaro
Museu de Arte Sacra
Conjunto Nossa Senhora do Rosário
Centro Histórico
Passo 2
O município de Embu das Artes é conhecido por atrair turista do Brasil e até mesmo do exterior. Tem como principal fator o artesanato, onde nos finais de semana diversas barracas são montadas no centro. Nessa feira são mostradas diversas obras de arte feitas à mão, ou até mesmo com produtos recicláveis. São mostrados também quadros e caricaturas de diversos artistas. Com essas atividades expostas nos finais de semana, é gerado emprego e reconhecimento ás pessoas que possuem talento para a arte. As barracas oferecem peças variadas e de bom gosto, produzidas não só na região, mas em outras partes do Brasil e do mundo.
Passo 3 Nunca observei se há sincretismo em minha cidade, acho que cada um possui sua religião e cultua seu Deus da maneira que mais lhe agrada.
Passo 4 Embu possui um site chamado Jornal da cidade onde lá é postado tudo que acontece, cultura, educação, esporte, obras meio ambiente, governo e outros assuntos.
Site www.embudasartes.sp.gov.br/JornalCidade
Passo 5
Apresentação da cidade:
Chamada de Embu das Artes por conta do comércio específico, a cidade tem como principal atrativo a "feirinha" - apesar de ser conhecida assim, no diminutivo, reúne mais de 460 expositores e ocupa todo o Centro Histórico. A cidadezinha fica a apenas 30 quilômetros da capital e é um charme - tudo por conta das ruas estreitas e repletas antiquários, galerias de arte e lojinhas de artesanato e de móveis. Descrição dos fatores locais produtores de cultura e que são típicos da cidade.
Avaliação de como a cultura nacional e a cultura em rede se fazem presentes no cotidiano da cidade:
As culturas se misturam a partir de tudo que é exposto nas feiras, todos os produtos, materiais
...