Currículos E Programas
Trabalho Universitário: Currículos E Programas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sadenves • 22/3/2015 • 398 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
CURRÍCULOS E PROGRAMAS
1) Currículo é uma seleção de conhecimento, atitudes e valores, modo de vida, presentes na cultura de uma determinada sociedade , considerados importantes para serem transmitidos e para desenvolver a formação do cidadão ideal, levando em conta o projeto pedagógico, as metas e princípios.
O currículo não é um documento pronto e acabado, se trata de algo a ser construído no dia-a-dia, com a participação ativa de todos os interessados na atividade educacional.
Para que o currículo cumpra suas funções é necessário que levamos em conta as condições do professor, dos alunos, do ambiente escolar e as condições da comunidade, cabe ao professor orientar e dirigir o processo de ensino-aprendizagem.
2) As teorias curriculares têm por finalidade abranger questões relacionadas aos objetivos educacionais, metodológicos, conteúdo e recursos de avaliação. Essas teorias estão organizadas em três grupos: tradicionais, críticas e pós-críticas, as teorias tradicionais são neutras e as críticas e pós-críticas se preocupada com o saber, indentidade e poder.
Currículo é sempre o resultado de uma seleção
O Currículo se preoculpa com a formação, assim como o percurso e seus resultados.Currículo não é um conteúdo, porém o conteúdo está inteiramente ligado dentro do currículo.
Conteudo é, na realidade, a cultura nas alas de aula, fica configurado em uma série de processos: as decisões prévias acerca do que se vai fazer no ensino, as tarefas acadêmicas reais que são desenvolvidas, a vida internadas salas de aula e os conteúdos se vinculam com o mundo exterior, as relações grupais, o uso e o aproveitamento de materiais, as práticas de avaliação, etc.
3) Filosófica: Para que ensinar
Social: Para quem ensinar
Psicológica: Como ensinar
Política: Porque ensinar
4- Teorias Tradicionais: As teorias tradicionais pretendem ser apenas isso: "teorias" neutras, científicas, desinteressadas. elas tomam a resposta à questão "o quê?" como dada, como óbvia. As teorias tradicionais, ao aceitar mais facilmente o status , os conhecimentos e os saberes dominantes, acabam por se concentrar em questões técnicas e com questões de organização.
As teorias críticas e pós-críticas, por sua vez, não se limitam a perguntar "o quê?", mas submetem este "quê" a um constante questionamento. Argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva
...