Custeio Direto
Pesquisas Acadêmicas: Custeio Direto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LIMAJS • 10/12/2014 • 651 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL
Para que se entenda o melhor o assunto, é importante explicar sobre o método de custeio antes de abordar o tema em questão que é o custeio Direto. Custeio quer dizer método (forma, maneira) de apropriar custos aos produtos – seus portadores finais. Esta apropriação dos custos aos seus portadores finais podem se dar de duas formas:
1. alocação integral dos custos do ciclo operacional interno, a qual denomina-se de custeio por absorção;
2. apropriação somente dos custos variáveis, a qual nomeia-se de custeio direto ou
variável.
CONCEITO DE CUSTEIO DIRETO
Custeio direto – também conhecido como custeio variável – é o método que atribui apenas custos de manufatura variáveis aos produtos, estes custos incluem materiais diretos, mão-de-obra e CIF (custo indireto de fabricação) variáveis. É um tipo de custeamento que consiste em acatar como custo de Produção do período apenas os custos variáveis incorridos: custos fixos, pelo fato de existirem, mas caso não haja produção, não são considerados como custos de Produção e sim como despesas, sendo transferidos diretamente à demonstração de resultado do período. Desse modo, o custo dos produtos vendidos e os estoques finais de produtos em elaboração e acabados só conterão custos variáveis.
O sistema do custeio direto tem contribuído muito para simplificar a tarefa de rateio de custos e despesas. Contrário ao procedimento usado no sistema de custeio por absorção, o custo do produto acabado em estoque não inclui as despesas fixas de fabricação. No método do custeio direto, para determinado período, às despesas fixas de fabricação são adicionadas as despesas fixas de administração e de vendas, que, acrescidas do custo variável, darão o custo total. Nesse método, a diferença entre o produto das vendas e o custo primário constitui a chamada "margem comercial" ou "contribuição às despesas gerais, inclusive lucro".
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CUSTEIO DIRETO
Os gastos variáveis devem ser priorizados em detrimento daqueles que têm comportamento fixo, principalmente porque:
a) os gastos fixos (custos e despesas) são utilizados basicamente para manter instalada a estrutura produtiva da empresa. Portanto, não têm ligação específica com a fabricação de qualquer unidade adicional;
b) para que o montante dos gastos fixos seja alocado aos produtos há a necessidade de se recorrer a critérios de rateio. A possibilidade de supercustear alguns produtos e de subcustear os demais é muito grande, podendo distorcer completamente o desempenho final dos itens. Com isso, os produtos que a princípio são mais lucrativos, podem ser considerados problemáticos quanto a rentabilidade.
c) pela característica de manter o mesmo valor independentemente do volume fabricado no período, caso seja rateado aos produtos, o valor do gasto fixo por unidade estará vinculado à menor ou maior produção.
As vantagens e desvantagens agregadas ao Custeio Direto ou Variável, podem ainda ser mencionados
...