TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células pré-formadas

Relatório de pesquisa: Células pré-formadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  5.036 Palavras (21 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 21

Conteúdo

INTRODUÇÃO 1

1. ESTACAS PRÉ-MOLDADAS 2

• MADEIRA 2

• ESTACAS METÁLICAS 2

• CONCRETO 2

2. ESTACAS DE CONCRETO MOLDADAS IN LOCO 4

PRINCIPAIS TIPOS: 4

• BROCAS: 4

EXECUÇÃO 4

• TRADO HELICOIDAL: 5

EXECUÇÃO 5

CARACTERÍSTICAS DA EXECUÇÃO DE ESTACA TIPO TRADO HELICOIDAL 6

• ESTACA STRAUSS: 7

EXECUÇÃO 7

• ESTACAS FRANKI: 9

EXECUÇÃO 9

• ESTACA RAIZ: 11

EXECUÇÃO 11

CARACTERÍSTICAS DE EXECUÇÃO DE UMA ESTACA RAIZ 12

• ESTACÕES: 12

EXECUÇÃO 13

CARACTERÍSTICAS DE EXECUÇÃO DE UM ESTAÇÃO 14

• BARRETE: 15

EXECUÇÃO 15

CARACTERÍSTICAS DA EXECUÇÃO DE UM BARRETE 15

• HÉLICE CONTÍNUA MELHORADA: 16

EXECUÇÃO 16

• ESTACA TIPO ÔMEGA: 18

EXECUÇÃO 19

CARACTERÍSTICAS DA EXECUÇÃO DE UMA ESTACA ÔMEGA 19

CONCLUSÃO 21

BIBIOGRAFIA 21

INTRODUÇÃO

As fundações são elementos estruturais esbeltos, com a finalidade precípua de transferis as cargas dos pilares para substratos resistentes em profundidade. Diferentemente das sapatas e dos tubulões, as estacas são capazes de resistir as cargas através de atrito e por ponta. A diferença entre estacas e tubulões e que: Nos tubulões, alguém desce. Nas estacas não há necessidade de alguém descer. Há dois tipos de fundação por estacas. Uma estaca é dita escavada, quando há retirada do solo. Uma estaca é dita cravada, quando ela empurra o solo para baixo e para as pontas, consequentemente o empuxo é maior.

1. ESTACAS PRÉ-MOLDADAS

As Estacas Pré-Moldadas caracterizam-se por serem cravadas no terreno por percussão. Podem ser constituídas por diversos elementos estruturais, como concreto armado ou protendido, madeira, aço, etc.

• MADEIRA

Geralmente se utiliza estacas de madeira, quando o solo é muito úmido. Porque a madeira tem uma vida útil de 100 a 200 anos sob a água. Porém, o nível da água desse terreno não pode baixar, porque, com a ausência de água os fungos aeróbicos iram destruís as estrutura da madeira.

Elas são utilizadas em pontes de comprimento curto, palafitas, e áreas de com bastante água dentro do solo.

A madeira mais utilizada como estaca é a maçaranduba.

• ESTACAS METÁLICAS

Estacas metálicas são constituídas por peças de aço soldado, com perfis de secção I e H. Os trilhos geralmente são reaproveitados após sua remoção de linhas férreas, quando já desgastados.

As estacas metálicas são soluções econômicas para diversas situações, atendendo várias fases de construção da obra e permitindo uma fácil cravação com baixa vibração. Também são adaptáveis para terrenos resistentes, eliminando o risco de levantamento de estacas vizinhas e não oferecem problemas na sua manipulação, transporte, emenda ou cortes.

Visando o desgaste natural proveniente de corrosões, a NBR 6122 exige que estacas metálicas enterradas tenham uma espessura adicional de 1,5 mm em toda a sua superfície que esteja em contato com o solo.

• CONCRETO

As estacas de concreto podem ser confeccionadas com concreto adensado por centrifugação, ou vibração. Os perfis se apresentam nas mais variadas configurações, e podem ter as dimensões desde 16×16 cm até 35×35 cm, de 3 a 12 metros de comprimento. São cravadas no solo através de bate estacas.

Vantagens: As estacas pré-moldadas de concreto têm boa capacidade de carga e boa resistência de esforços de flexão e cisalhamento. Além disso, por serem produzidas em fábricas apropriadas tem uma boa qualidade do concreto e é controlada e fiscalizada por laboratórios;

Desvantagens: Por serem de concreto armado ou protendido, têm alto peso próprio limitando as seções e comprimentos em função do transporte e cortes e emendas são de difíceis execuções. As estacas pré‐moldadas são fornecidas em elementos com comprimentos variáveis entre 4,00 e 12,00 metros. Quando existe a necessidade de comprimentos maiores que 12 metros, as estacas podem ser em endadas gerando o comprimento desejado podem ser executa pela união soldada e dois anéis previamente fundidos nas extremidades das estacas, garantindo uma continuidade estrutural da estaca, ou pela utilização de luvas de aço, criando uma “rótula” no local da emenda. As emendas das estacas: Apesar de todo o controle de qualidade e custos competitivos, as estacas pré‐moldadas apresentam algumas desvantagens, tais como: baixa produtividade (média de 100 metros dia) etc. Vibrações e ruídos em excesso sobras e/ou quebras gerando perdas significativas. As estacas pré-moldadas de concreto armados são a opção mais indicadas pra terrenos com presença de água e com possibilidade de desmoronamento.

Sua capacidade de carga é dada pelo atrito lateral gerado pelo esforço de cravação e pela resistência de ponta, quando esta alcança o solo compacto ou duro.

Estacas de concreto, devem ser sempre observadas duas condições distintas de manuseio: aquela correspondente à deforma e levantamento das pistas, estocagem, carregamento e descarregamento na obra, que sempre considera que as peças serão manuseadas por dois pontos distintos, e aquela que corresponde ao posicionamento das estacas na torre do bate estacas, que sempre é feito por um único ponto. Em ambos os casos, o princípio a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com