DECLARAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS E CIUDADANO DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Seminário: DECLARAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS E CIUDADANO DA REVOLUÇÃO FRANCESA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: niebas • 20/11/2013 • Seminário • 293 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO DA REVOLUÇÃO FRANCESA
A declaração dos Direitos do Homem e do cidadão foi anunciada ao púplico em 26 de Agosto de 1789 na França.
Os deputados passaram cerca de 10 dias reunidos na Assembléia Nacional francesa debatendo os artigos que compõem o texto da declaração. E mesmo a ferro e a fogo após a tomada da Bastilha em 14 de julho do mesmo ano.
Era com urgência que precisava legitimar o governo que iniciava com afastamento do rei LUIS XVI, que séria decapitado quatro anos depois, em 21 de janeiro de 1793.
E com isso era preciso fundamentar o poder, e não a suposta ligação dos monarcas com DEUS. A importância de hoje era os documentos onde constava a primeira declaração de direitos , e onde também vinham inspiração para Declaração Universal dos Direitos do Humanos aprovada pela ONU em 1978.
O primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, diz: “ TODOS OS HOMENS NASCEM LIVRES E IGUAIS EM DIGNIDADE E DIREITOS”.
O principal Direitos Humanos foi em 1948, onde todos os homens nascem livre para ser digno de direitos. E tendo seu direito livre e iguais devem agir em relação de fraternidade.
Direitos Sociais concentra-se nos direitos civis, onde garante liberdade individual, relativos á igualdade de participação política, de acordo com a defesa dos revolucionários do sufrágio universal aos direitos do cidadão.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão na Repúplica francesa teve três palavras importantes para o revolucionário . “LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE”.
No período turbulento em que segiu a revolução foi necessário optar e sacrificarse a defesa da igualdade.
“É o que explica a centralização do poder e o regime do terror”.
http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/como-surgiu-declaracao-direitos-homem-cidadao-494338.shtml
...