DEFINIÇÃO DO ACIDENTE DE TRABALHO
Tese: DEFINIÇÃO DO ACIDENTE DE TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yasmiinalves • 28/8/2014 • Tese • 706 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
Segurança do trabalho é interpretada como sendo uma reunião de medidas que visam diminuir os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, assim como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. (AREASEG, 2012)
A área da Segurança do Trabalho é bem abrangente e possui participação ativa nos seguintes assuntos: Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, , Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil , Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos. (AREASEG, 2012).
DEFINIÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO
O acidente de trabalho é toda redução ou perda de capacidade para o trabalho, permanente ou temporária, que seja causada por fatores externos e traumáticos relacionados ao trabalho. Acidente de Trabalho , É o que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte, a perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.” (Jr. Segurança do Trabalho) O acidente de trabalho inclui também um dano ocorrido a caminho do trabalho ou na volta para casa.
Consideram-se, também, como acidente do trabalho:
- A doença profissional ou do trabalho, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;
- Acidente típico, que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa;
- Acidente de trajeto, que ocorre no percurso do local de residência para o de trabalho ou desse para aquele, considerando a distância e o tempo de deslocamento compatíveis com o percurso do referido trajeto.
A Saúde e a Segurança no Trabalho estão ligadas ao bem-estar social, mental e físico dos trabalhadores.
Para serem bem sucedidas, as medidas de saúde e de segurança no trabalho, exigem a colaboração e a participação tanto de empregadores como dos colaboradores nos programas de saúde e segurança, avaliando questões relacionadas com a medicina e a higiene no trabalho, a formação dos colaboradores, a engenharia de segurança, a psicologia, etc.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO
Para evitar acidentes, a organização deve tomar determinadas providências, no ambiente de trabalho existem inúmeras situações de risco que variam conforme a atividade. Dentre esses agentes podemos destacar os mais comuns: ferramentas de todos os tipos; máquinas em geral; fontes de calor; equipamentos móveis, veículos industriais, substâncias químicas em geral; vapores e fumos; gases e poeiras, andaimes e plataformas, pisos em geral e escadas fixas e portáteis. Os fatores de risco existentes no local de trabalho devem ser verificados eliminados, resultando na redução de acidente ou na sua ausência.
DADOS DA PIZZARIA
a) Número de funcionários: 40, sendo: 5 cozinheiros;
...