DEFINIÇÃO da zona de influência
Tese: DEFINIÇÃO da zona de influência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edgar.asfalto • 17/3/2014 • Tese • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 446 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Ocupando uma área de mais de 960.000 quilômetros quadrados, é a maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira. Além de apresentar-se navegável em muitos trechos, é a terceira do País em potencial hidrelétrico, encontrando-se nela a Usina Hidrelétrica de Tucuruí.
O Tocantins, principal rio dessa bacia, nasce no norte de Goiás e deságua no Oceano Atlântico. Em seu percurso, recebe o rio Araguaia, que se divide em dois braços, formando a Ilha do Bananal; situada no estado de Tocantins, é considerada a maior ilha fluvial interior do mundo.
O relevo é considerado monótono, com altitudes variando entre 200m e 500m, exceto nas nascentes, onde chega a mais de 1.000m. Na região de Tucuruí, as altitudes são inferiores a 100m.
A bacia drena uma área de aproximadamente 767.000km² (cerca de 7,5% do território nacional) distribuída, principalmente entre os rios Araguaia (382.000 km²), Tocantins (343.000 km²) e Itacaiúnas (42.000 km²), o maior contribuinte do curso inferior do Tocantins.
2 DETERMINAÇÃO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA
Este capítulo traz, inicialmente, a caracterização da Bacia do Tocantins-Araguaia no que diz respeito a suas principais informações geográficas, como localização, principais rios e afluentes.
2.1 Localização
Superfície: 918.273km2 (aproximadamente 11% do território nacional) incluindo os Estados de Goiás (26,8%), Tocantins (34,2%), Pará (20,8%), Maranhão (3,8%), Mato Grosso (14,3%) e o Distrito Federal (0,1%). Grande parte situa-se na Região Centro-Oeste, desde as nascentes dos rios Araguaia e Tocantins até a sua confluência, e daí, para jusante, adentra na Região Norte até a sua foz. Os principais rios as região são: Rio Tocantins, Araguaia e o Rio das Mortes. Segundo Eiten (1994 apud MACHADO et al, 2008) e Pedroso (2004), a área de abrangência da Bacia do Tocantins-Araguaia é caracterizada, em quase sua totalidade, pelo bioma do Cerrado, que apresenta clima tropical com precipitação variando de 750 a 2.000 milímetros por ano, em média. O Cerrado é uma das áreas mais propícias à produção de alimentos em todo o mundo devido à intensidade da luz solar e a outros fatores favoráveis, como solo, topografia e água. Porém no norte e noroeste da região está presente o bioma Floresta Amazônica. Aproximadamente 8,6 milhões de habitantes vivem nessa área (cerca de 4,5% da população Nacional), sendo 76% em área urbana. A densidade demográfica é de 9,3 hab/km².
O clima da Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia é tropical, com temperatura média anual de 26°C, e dois períodos climáticos bem definidos: o chuvoso, de outubro a abril, com mais de 90% da precipitação, com a existência de alguns dias secos entre janeiro e fevereiro, formando o chamado veranico; e o seco, de maio a setembro, com baixa umidade relativa do ar. Com uma extensão total de 2.250 quilômetros, a Hidrovia Tocantins-Araguaia é navegável em três trechos: no Rio das Mortes (afluente da margem esquerda do Rio Araguaia), no Rio Araguaia e no Rio Tocantins. O trecho do Rio das Mortes tem início na cidade de Nova Xavantina (MT) e vai até a confluência desse rio com o Araguaia, numa extensão de 580 quilômetros (BRASIL, 2010a). Há, segundo Oliva (2009), 1.300 quilômetros de potencial navegável nessa hidrovia.
No Rio Araguaia, o trecho navegável vai desde a cidade de Aruanã (GO) até a cidade de Xambioá (TO), numa extensão de 1.230 quilômetros. Por fim, no trecho do Rio Tocantins, a porção navegável se inicia na cidade de Miracema do Tocantins e vai até a foz do rio, no Pará, numa extensão aproximada de 440 quilômetros (BRASIL, 2010b).
A Figura 1 identifica os três principais rios que compõem a hidrovia discutida.
Tabela 1 - Transporte de cargas por tipo de navegação e por natureza da carga
Tabela 2 - Transporte de cargas
3.0 Bacia do Tocantins-Araguaia
Para alcançar o objetivo de navegação e integração, foi necessário transpor alguns desafios que inviabilizavam a utilização da Hidrovia Tocantins-Araguaia, como, por exemplo, a construção das eclusas de Tucuruí no Rio Tocantins, hoje uma realidade.
O Sistema de Transposição de Desnível de Tucuruí consiste em duas eclusas com um canal intermediário entre elas. Cada uma das eclusas tem 210 metros de comprimento e 33 metros de largura. O canal intermediário que as interliga tem, em sua totalidade, 5,5 quilômetros de extensão. A Eclusa 1 (ou Eclusa de Montante) se localiza integrada à barragem; já a Eclusa 2 (ou Eclusa de Jusante) está localizada junto à margem esquerda do Rio Tocantins, próxima à cidade de Tucuruí, conforme o esquema das Figuras Abaixo.
Figura 01 - Esquema do complexo de eclusagem de Tucuruí
Fonte: www.ahimor.gov.br/eclusas/rio.htm
...