DESAFIO PROFISSIONAL: "A Industria De Bebidas Pira Passa Por Mudanças No Modelo De Gestão E Busca Soluções Para O Novo Cenário Que Se Apresenta"
Artigos Científicos: DESAFIO PROFISSIONAL: "A Industria De Bebidas Pira Passa Por Mudanças No Modelo De Gestão E Busca Soluções Para O Novo Cenário Que Se Apresenta". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fmarcos_htl • 3/11/2014 • 2.026 Palavras (9 Páginas) • 961 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA HORTOLÂNDIA
Centro de Educação a Distância (CEAD)
DESAFIO PROFISSIONAL: “A Industria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”
Hortolândia, 2014
FACULDADE ANHANGUERA HORTOLÂNDIA
Centro de Educação a Distância (CEAD)
DESAFIO PROFISSIONAL: “A Industria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”
Trabalho apresentado como requisito para avaliação das disciplinas norteadoras: Teorias da Administração e Economia do curso de Ciências Administrativas, da Faculdade Anhanguera Hortolândia (CEAD), sob orientação do Ginamara Monteiro.
ÍNDICE
1. Introdução 4
2. Delineamento das Competências 5
2.1. Quadro de Competências e Habilidades do Gestor 6
3. Análise do Delineamento das Competências dos Gestores (Passo3) 8
4. Definição do Gestor da Industria de Bebidas Pira (Passo4) 9
4.1. A dimensão da empresa e o papel do CEO 10
5. Organograma Proposto (Passo5) 11
6. Conclusão 11
7. Referências Bibliográficas 13
1. Introdução
Atualmente, torna-se imprescindível avaliar o comportamento das organizações em relação às forças competitivas do mercado, identificando a posição competitiva no sector em que atua. Ao efetuar-se esta avaliação recorre-se a instrumentos capazes de perceber as características internas organizacionais e o ambiente externo. Estes instrumentos apoiam a tomada de decisão, reduzindo a incidência de erros devidos a ações mal planeadas.
2. Delineamento das Competências
De acordo com Chiavenato (2010), a área de gestão de pessoas é muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações, ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.
Entre todas as mudanças que estão ocorrendo no processo de gestão de pessoas, provavelmente a mais abrangente é a tendência de deslocamento no foco dos cargos para o foco das competências das pessoas. Assim os processos de recrutar, selecionar, aplicar, avaliar, treinar, desenvolver, remunerar e incentivar as pessoas não leva mais em consideração apenas requisitos dos cargos, mas as habilidades e competências que as pessoas possuem e oferecem e que são essenciais para a organização (CHIAVENATO, 2009). Esquema norteador para delineamento das competências essenciais:
2.1. Quadro de Competências e Habilidades do Gestor
Competências Paulo Iran
1. Domínio das ferramentas do sistema que auxiliam nas atividades desenvolvidas diariamente.
2. Conhecimentos em relação aos processos administrativos para o alcance dos objetivos organizacionais propostos.
3. Conhecimento do tipo de negócio que a empresa está inserida.
4. Conhecimento do processo de gestão da empresa, com ênfase na visão, missão, valores e objetivos estratégicos organizacionais.
5. Conhecimento dos produtos e serviços que a Industria de Bebidas Pira comercializa.
6. Conhecimento do mercado de atuação em que a empresa está concentrada.
Habilidades Paulo Iran
1. Capacidade de me expressar e de ouvir os outros, buscando o equilíbrio de soluções satisfatórias nas propostas apresentadas pelas partes quando há conflitos de interesse.
2. Capacidade de trabalhar com métodos e ordem, distribuindo adequadamente o tempo e as tarefas.
3. Capacidade de monitorar e verificar os processos utilizados, buscando oportunidades de melhoria.
4. Capacidade de realizar cálculos e operações numéricas de forma exata e rápida.
5. Capacidade de compreender a empresa e seu ambiente (valores, cultura, clima) permitindo enxergar a empresa como um todo sobrepondo os interesses e resultados do negócio aos de suas áreas específicas.
6. Capacidade de obter resultados por meio de métodos que contemplem objetivos, metas, estratégias, medidas de desempenho e ferramentas como forma de verificar performances.
7. Capacidade de me expressar de forma clara, precisa e objetiva, bem como habilidade para ouvir, processar e compreender o contexto da mensagem, argumentando com coerência e de forma adequada a fim de facilitar a interação entre as partes.
8. Capacidade de envolver, comprometer e desenvolver a equipe na busca dos objetivos traçados.
9. Capacidade para catalisar os esforços grupais, de forma a atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo um clima motivador, a formação de parcerias e o desenvolvimento da equipe.
10. Capacidade de organizar o pensamento de forma coerente, objetiva e prática.
Atitudes Paulo Iran
1. Acredito
...