DESAFIO PROFISSIONAL: "A Indústria De Bebidas Pira Passa Por Mudanças No Modelo De Gestão E Busca Soluções Para O Novo Cenário Que Se Apresenta"
Dissertações: DESAFIO PROFISSIONAL: "A Indústria De Bebidas Pira Passa Por Mudanças No Modelo De Gestão E Busca Soluções Para O Novo Cenário Que Se Apresenta". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grazielelima • 9/9/2014 • 1.528 Palavras (7 Páginas) • 1.310 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP - CEAD
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (CEAD)
CURSO: ADMINISTRAÇÃO (1º SEM)
DISCIPLINAS:
TÉCNCAS DE NEGOCIAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
IZABELLE SELIM KEYROUZ (RA: 8514892378)
ALESSANDRO FRANÇA DE SOUZA (RA: 8976209960)
IVAN NORBERTO DA SILVA (RA: 8542918168)
SULENE FATIMA ALVES DA SILVA (RA: 8375833037)
GRAZIELE LIMA DE FIGUERÊDO (RA: 9140257444)
DESAFIO PROFISSIONAL
1-PERFIL DOS OPONENTES:
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a Construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da Ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança, e Infraestrutura (trânsito)
Informações relevantes: público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos de Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
A GRAVADORA
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O Progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
2-HABILIDADES DOS NEGOCIADORES
O Sr.Jorge Andrade, gerente de negociação e porta voz do CEO da gravadora, foi designado para a negociação com a associação dos moradores. Ele defende a instalação da gravadora no bairro e apresenta propostas do tipo ganha - ganha para os moradores. Alega que o progresso é inevitável, e acredita que a instalação da gravadora pode contribuir para melhorias no bairro. Seu estilo de negociação pode ser caracterizado como confrontador, que segundo SPARKS. D B.,1992
“resulta da combinação entre impulso para confiança e impulso para o controle. Os negociadores do estilo confrontador procuram a equidade, trabalham mutuamente e procuram acordos que sejam duradouros.”
Do outro lado, o Sr. Carlos Henrique, líder da associação dos moradores do bairro, junto aos moradores, têm o modelo confrontador. Eles aceitaram cooperar e negociar com a gravadora, eles defenderão seus pontos de vista e questionarão a instalação da gravadora no bairro. Segundo eles, a gravadora irá perturbar a tranquilidade do povo, devido ao barulho, e pôr em risco a segurança dos moradores, devido a quantidade de pessoas novas e estranhas que irão frequentar o bairro, levando a um congestionamento e engarrafamento provocado pela quantidade dos veículos circulando e perturbando a ordem pública, especialmente que a maioria dos moradores são da 3ª idade.
3-ANÁLISE DA SITUAÇÃO:
Através das pesquisas realizadas referente a custo, logística e ambientação ideal, e pelo fato que o projeto já está aprovado pela secretaria em questão, a gravadora luta e insiste em montar a empresa no local.
Através também da comunicação e da negociação, a gravadora opta manter uma relação amigável com os moradores do bairro mostrando a boa fé, apresentando propostas para o melhor do bairro e dos moradores. A empresa visa adquirir confiança acalmando as irritações, e assim chegando a um acordo que combina com os dois lados e favorece um entendimento baseado no respeito e no interesse mútuo.
De outro lado, o Sr. Carlos Henrique, levou a conhecimento algumas das reclamações e preocupações dos moradores quanto à instalação da gravadora no bairro, sendo elas: o barulho; o trânsito e a segurança. Os moradores acreditam que o empreendimento trará prejuízos ao bairro, e já encaminharam uma solicitação aos órgãos competentes solicitando o embargo da obra, e solicitam que a gravadora busque outro local para a instalação.
Planejamento da negociação:
Segundo Maximiano, para se diminuir a incerteza no momento da negociação, deve antes buscar informações necessárias ao processo, formular um roteiro ou plano de ação e a preparar o desenvolvimento da negociação, para assim prever eventuais problemas e obstáculos no decorrer do processo.
A gravadora deverá fazer um planejamento que envolve os critérios acima relatados como barulho, trânsito e segurança. Sendo que para o critério barulho, a mesma afirmou que usa uma forração acústica que é uma Tecnologia de Ponta (abafador de som). A gravadora propõe uma visita à matriz da gravadora para verificar como são as instalações do local.
Na questão do trânsito, a gravadora irá investir em sinalizações e faróis, assim como negocia com a secretaria de trânsito responsável sobre uma possível obra de retorno junto ao rodovia.
Ao que diz respeito a segurança, a gravadora pensará junto a associação as questões de vigilância dia e noite, talvez usando câmeras de segurança ou contratando equipe de vigilantes
Com elemento surpresa, a gravadora pretende criar um espaço de lazer para os idosos.
4-AS VARIÁVEIS QUE PODEM AFETAR O DESEMPENHO DOS COLABORADORES:
A gravadora de música foca na liderança participativa, onde seus funcionários têm a liberdade de opinar e ajudar em determinadas decisões(empowerment). A empresa também aproveita ao máximo dos talentos dos funcionários dentro da organização.
Infelizmente, a ansiedade e a tensão causados pela mudança do lugar de trabalho para alguns dos funcionários e as manifestações
...