DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DOS BRICS
Monografias: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DOS BRICS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvialobao13 • 28/5/2014 • 2.321 Palavras (10 Páginas) • 594 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
PERÍODO – 5°
DISCIPLINA: INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DA ATUAÇÃO DO PROFISSINAL
AS DIMENSÕES DA PRÁTICA INTERVENTIVA DO SERVIÇO SOCIAL
Abdiel Ramon do N. Júnior RA 363031
Fernanda T. B. Lobo Mota RA 398939
Gabriela leal Bernardo RA 381074
Ivanir
Silvia Maria Silva Lobão RA 399734
Professora: Maria Elaine Cristina Vaz Vaez
BARRA DO CORDA-MA
MAIO/2014
SUMÁRIO
RESUMO .................................................................................................3
1– INTRODUÇÃO.....................................................................................4
2 - DESENVOLVIMENTO..........................................................................5
2.1 . Fundamentos da Prática do Agir Profissional do Assistente Social...5
2.2– Prática e Realidade..........................................................................6
2.3 – Os Instrumentos Técnicos - Operativos mais usados pelos Assistentes Sociais..................................................................................7
2.4 –Dimensão Técnica-Operativa...........................................................8
2.5 – Entrevista com Assistentes Sociais..................................................9
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................10
RESUMO
Trata-se do Serviço Social e sua prática junto ás Políticas Públicas Sociais, tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”. Expressar os objetivos que se quer alcançar não significa que eles necessariamente serão alcançados. Nunca podemos perder de vista que qualquer ação humana está condicionada ao momento histórico em que ela é desenvolvida. A realidade social é complexa, heterogênea e os impactos de qualquer intervenção dependem de fatores que são externos a quem quer que seja – inclusive ao Serviço Social. É importante ter essa compreensão para localizarmos o lugar ocupado pelos instrumentos de trabalho utilizados pelo Assistente Social em sua prática.
Se são os objetivos profissionais (construídos a partir de uma reflexão teórica, ética e política e um método de investigação) que definem os instrumentos e técnicas de intervenção (as metodologias de ação), entende-se que, essas metodologias não estão prontas e acabadas. Elas são necessárias em qualquer processo racional de intervenção, mas elas são construídas a partir das finalidades estabelecidas no planejamento da ação realizado pelo Assistente Social. Primeiro, ele define “para quê fazer”, para depois se definir “como fazer”. Mais uma vez, podemos aqui identificar a estreita relação entre as competências teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa.
Palavras chaves: Teoria , Realidade, Prática, Instrumentos e Técnicas.
1 - INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo, pontuar o foco de reflexão, os instrumentos utilizados para a ação profissional, ou seja, as estratégias e técnicas que norteia o fazer profissional do Assistente Social.
O estudo tem como preocupação trazer para a discussão através da metodologia aplicada para o desenvolvimento desse trabalho, como é importante a atuação do Assistente Social pautado da teoria e conhecimentos, respeitando e observando a característica cultural de cada indivíduo bem como a necessidade dessa clientela. Quando são varias as técnica e estratégias que o Serviço Social dispõe para a realização do seu trabalho, que a utilização dos instrumentais no cotidiano da prática profissional é um fator preponderante para o assistente social. Como todos os profissionais têm seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, necessitam de bases teóricas, metodológicas, técnicas e ético-políticas necessárias para o seu exercício profissional.
Os instrumentais técnico-operativos são como um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional (MARTINELLI, 1994 p. 37). O
“ O homem vale pelo que pensa, pensa pelo que vale, sabe pelo que lê.
PAULO FREIRE
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 Fundamentos da Prática do Agir profissional
Desde o período em que o Serviço Social ainda fundava sua base de legitimidade na esfera religiosa, passando pela sua profissionalização e os momentos históricos que , a dimensão técnica-instrumental sempre teve um lugar de destaque, seja do ponto de vista do afirmar deliberadamente a necessidade de consolidação de um instrumental técnico-operativo “específico” do Serviço Social, seja no sentido de afirmar o Serviço Social como um conjunto de técnicas e instrumentais em outras palavras, uma tecnologia social. Em outros momentos, no sentido de atribuir à instrumentalidade do Serviço Social um estatuto de subalternidade diante das demais dimensões que compõem a dimensão histórica da profissão.
...