DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA APEC
Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA APEC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 14072007 • 3/9/2014 • Projeto de pesquisa • 647 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL
ATPS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
RIO GRANDE, 06 DE JUNHO DE 2014
• INTRODUÇÃO
A sigla BRIC ( Brasil, Rússia, Índia e China) foi criada em 1991 pelo economista Jim O’Neill para designar os países emergentes do mundo. Os BRICs formam uma aliança de vários tratados de comércio e cooperação assinados em 2002 para alavancar seus crescimentos.
Em 2011 a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.
Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em 2003 os BRICs respondiam por apenas 9% do PIB mundial, já em 2009 esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB conjunto dos cinco países (incluindo a África do Sul), totalizou US$ 11 trilhões, ou 18% da economia mundial.
Os países do BRICS expressava apenas quatro países que individualmente tinham características que permitiam ser considerados em conjunto. Após a Reunião de Chanceleres os países começaram a trabalhar em conjunto pois ambos eram emergentes e possuem características comuns, como por exemplo, bom crescimento econômico.
• DESENVOLVIMENTO
Segundo Bresser Pereira o desenvolvimento econômico é um processo de transformação que implica mudanças nos três níveis ou instâncias de uma sociedade: estrutural, institucional ou cultural. É o aumento sustentado dos padrões de vida possibilitado pelo aumento da produtividade de determinadas atividades e/ou pela transferência da mão de obra dessas para outras atividades com maior valor adicionado.
O Índice do Desenvolvimento Humano Municipal do Brasil, que foi divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostra que as condições de vida dos brasileiros melhoraram muito nos últimos 20 anos. Porem faz um alerta para os gaúchos, pois a educação se mantém como o principal desafio.
Em 2000, o Estado cresceu cerca de 12,3%. A boa notícia é que tanto o Brasil quanto o Rio Grande do Sul evoluíram, saindo da classificação "muito baixo" para o nível "alto". Porem se apenas os números referentes à educação fossem considerados, o declínio do Rio Grande do Sul seria maior, o mesmo ficaria em oitavo lugar. O índice de educação é medido por dois itens:
O primeiro é a escolaridade da população com 18 anos ou mais; O segundo, é uma média do percentual de crianças entre cinco e seis anos que freqüentam a escola, do percentual de jovens entre 15 e 17 anos com Ensino Fundamental completo e do percentual de jovens entre 18 e 20 anos com Ensino Médio completo.
No último levantamento, em 2010, apenas Porto Alegre teve o índice de desenvolvimento humano muito alto. A maior parte dos municípios gaúchos, 313 foram classificados no nível alto e outras 182 cidades constam
...