DESENVOLVIMENTO FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Tese: DESENVOLVIMENTO FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aroldomartins • 30/10/2013 • Tese • 2.885 Palavras (12 Páginas) • 271 Visualizações
Introdução
A análise de mercado tem de ser bem estudado, a demanda, a oferta e o equilíbrio. E também devemos ficar de olho na estruturação do mercado. E por fim a contabilidade social, que tem um papel muito grande no meio da sociedade.
DESENVOLVIMENTO
2.1.FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Para que uma empresa possa ser bem sucedida, ela deve ter dois bons operários em mente, um administrador e um contador. O administrador deve saber dirigir o empreendimento com cautela, planejar, organizar, liderar e controlar cada recurso organizacional. Ele depende de cada informação passada pelo contador sobre os resultados e situações patrimoniais da empresa. O contador exerce a função de informar a situação patrimonial ao administrador, apurando as despesas e receitas, bem como a correta contabilização desses elementos, de forma legal, correta e continua, ou seja, é o responsável por toda a rotina contábil fiscal, tributaria, e trabalhista de uma empresa.
Os principais conceitos de uma boa administração são as funções administrativas. Conceituada pela primeira vez por Jules Henri Fayou, um francês nascido em 29 de julho de 1841 e morto em 1925. Fundador das teorias clássicas da administração (o Fayolismo). Fayou acreditava que a empresa era um todo, funcionando em sinergia, por isso cuidava da empresa de cima para baixo.
Segundo Fayou essas funções administrativas conduziram a uma eficaz administração. Com o passar dos anos essas funções foram modificadas passando as funções de comandar e coordenar a uma só, a de dirigir. Passando então de POCCC para PODC que significa Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
A primeira função administrativa é o planejamento, essa é tida como a principal a ser realizada dentro do processo administrativo, pois sem um bom planejamento possivelmente não haverá um bom sucesso. Fazer um planejamento com os dados do presente almejando o futuro. Deve-se estabelecer, onde, quando e como se deve chegar ao resultado desejado.
A segunda é a organização, que foi criada para atingir um determinado fim, ela define as tarefas, obrigações e responsabilidades de cada pessoa ou grupo que trabalha para a empresa.
A terceira função é a de dirigir ou liderar, é ela que vai orientar a direção traçada pelo planejamento e a organização, guiar da melhor forma cada colaborador, para que cada atividade seja executada corretamente e Motivar a equipe através da comunicação
E em ultimo, a quarta função administrativa, o controle. Controlar é fazer com que as coisas aconteçam da maneira que foram planejados. Estabelecer normas e regras dentro da empresa, para que seus objetivos sejam alcançados sem êxito. Podendo corrigir cada desvio observando o desempenho do grupo.
2.2.CONCEITO DE PATRIMÔNIO
O espelho de toda entidade é o patrimônio, então se quer ser bem refletido no meio comercial, tem que ter uma boa contabilidade. Ele é o principal objeto de estudo da contabilidade, fornecendo constantemente informações do patrimônio aos seus usuários. Ele é formado pelos ativos e passivos de uma pessoa jurídica ou física. Representado na estrutura patrimonial, os ativos encontram-se á esquerda, contendo bens e direitos, e a direita os passivos com as obrigações. Os bens são tudo que o usuário tem de valor monetário, e que pode ser negociável, por exemplo, um carro, um bem tangível, ou uma marca de carro, um bem intangível. Tangível é todo o bem que se pode apalpar, como um terreno, uma peça, um imóvel, e outros. Intangível é algo que não se pode pegar, ou seja, um bem imaterial. Os direitos são tudo o que tem á receber, como duplicatas, aluguéis, títulos e outros. Quando uma empresa vende a prazo, na duplicata ou no título, esse valor é um direito á receber. Obrigações é tudo que se tem á pagar, o contraria de Direito, então, quem compra a prazo esta tendo uma obrigação, uma divida a pagar. Exemplos de obrigações títulos a pagar, aluguéis a pagar, FGTS a pagar, Fornecedores, Funcionários, entre outros.
A escola patrimonialista por meio da obra de Vicenzo Masi (Ragioneria Generale), tinha por objetivo destacar o patrimônio da entidade como aspecto mais importante ao seu desenvolvimento, sendo a escrituração apenas uma ferramenta do processo contábil. (Jose Manoel da Costa, Contabilidade Básica, P. 9).
Quando vemos patrimônio como objetivo de estudos da contabilidade percebemos muitos conceitos que colaboram com o nosso aprendizado. Segundo padoveza (200, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”. (Jose Manoel da costa , contabilidade básica, p. 43).
A representação da riqueza liquida ou patrimônio liquido de uma entidade, é localizado na representação estrutural do lado direito, o mesmo dos passivos, mas que ela não faz parte do mesmo. De acordo com a HYPERLINK "http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%206.404-1976?OpenDocument"LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. HYPERLINK "http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11941.htm" \l "art37"(Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) esse patrimônio é dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. Calculando da seguinte forma, (bens + direitos – obrigações) vamos conseguir identificar a real situação da entidade, se ela esta em lucro ou prejuízo.
O patrimônio liquido altera-se a cada registro de fatos modificativos do patrimônio, os que envolvem receitas e despesas, as contas de resultados. A receita são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços e despesas são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de receitas são as de vendas de mercadorias ou prestações de serviços e de despesas são os salários, água, luz, telefone, impostos e etc.
A dinâmica contábil é formada por atos e fatos administrativos ou contábeis que são diferenciados pelos resultados, enquanto o ato é uma ação que não modifica um registro contábil, podendo resultar ou não um fato, por exemplo, contratação de um funcionário. E os fatos administrativos são suscetíveis de contabilidade, sendo toda modificação no patrimônio qualitativa e quantitativamente. Esses fatos contábeis são divididos em três, os permutativos, os modificativos e os mistos. Os permutativos são aqueles que trocam recursos entre os componentes do patrimônio do ativo ou passivo, ou somente o patrimônio liquido. Os modificativos são os que ocorrem
...