DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Dissertações: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jbsunip • 8/11/2013 • 878 Palavras (4 Páginas) • 717 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da educação como um dos pilares do desenvolvimento sustentável, que pode ser compreendido como a harmonia entre o desenvolvimento econômico e a proteção ao meio ambiente, atendendo às necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras.
A atividade econômica, o meio ambiente e o bem estar da sociedade formam o tripé básico no qual se apoia a ideia de desenvolvimento sustentável, mas a dimensão cultural do mesmo precisa ser fortalecida através do processo educacional.
O processo educacional é a chave do desenvolvimento sustentável, uma vez que a preservação do meio ambiente depende de uma consciência ecológica e a formação dessa consciência depende da educação. Nesse contexto, requer-se um novo relacionamento entre a escola, a sociedade e o meio ambiente.
2. DESENVOLVIMENTO
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) está desempenhando o papel primordial na promoção da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, isto no período de 2005 a 2014. O grande desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento nas populações, uma vez que as capacidades intelectuais, morais e culturais do homem nos impõem responsabilidades para com outros seres vivos e para com a natureza como um todo.
A natureza e o homem devem viver em harmonia e equilíbrio, e como primeiro passo em direção à sustentabilidade precisamos ensinar aos alunos os fatores fundamentais da vida e a educação por meio das ciências ambientais.
Nos dias de hoje, a educação está sendo repensada como uma preparação para a vida, como meio de garantir a segurança do emprego e a aptidão para o trabalho, tornando possível a cada um satisfazer as demandas de uma sociedade em rápida evolução. Desta forma, o ensino deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a constituir uma consciência global sobre questões socioambientais.
Segundo Kornhauser (2001, p.236) a educação é o cimento da construção do desenvolvimento humano sustentável. É preciso elaborar estratégias e programas de educação relacionados com o ambiente, no qual haja uma abrangência, tanto no ensino escolar como na educação informal, que adote a perspectiva da educação permanente a ser desenvolvida pelos poderes públicos, pelo setor produtivo, pelo comércio e pelas comunidades locais.
3. CONCLUSÃO
Pode-se afirmar que a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro, pois investir em educação é, sem dúvida alguma, um dos fatores primordiais para alcançarmos o desenvolvimento sustentável.
A educação fornece às pessoas de todos os níveis educacionais, principalmente aos jovens, as habilidades, competências e conhecimentos necessários para transmitir valores indispensáveis para o comportamento e para práticas que conduzam ao desenvolvimento sustentável.
O conhecimento oferecido pela escola deve ser o da realidade, por isso ela precisa capacitar o aluno para que ele saiba posicionar-se, orientar suas ações e fazer opções conscientes no seu dia-a-dia. Para que haja êxito nesse processo de capacitação é necessário incluir projetos educacionais, contemplando o processo de aprendizagem em outras áreas do conhecimento na forma interdisciplinar, pois fará com que o aluno reconheça a necessidade do comprometimento e da mudança de atitudes.
Uma das formas de levar a educação ambiental à comunidade é pela ação direta do professor na sala de aula e em atividades extracurriculares, seja por meio de atividades como leitura, trabalhos escolares, pesquisas e debates, onde os alunos possam entender os problemas que afetam a comunidade onde vivem, refletir e criticar as ações que desrespeitam e muitas vezes, destroem um patrimônio que é de todos.
É necessária a promoção de práticas educacionais que contribuam para a
...