TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO concepção sensação

Artigo: DESENVOLVIMENTO concepção sensação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Artigo  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

Conceito

Sensação

A sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais, e consiste na transmissão de um influxo nervoso (corrente eléctrica que percorre os nossos nervos) desde o órgão sensorial até aos centros de descodificação. Realiza-se pela acção de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para o receber. Assim, por exemplo, os olhos recebem estímulos luminosos, os ouvidos estímulos sonoros, também é reacção física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc.

Os nossos sensores são, os órgãos dos sentidos que recebem e transmitem mensagens bioquímicas sob a forma de influxo nervoso que após serem descodificadas e interpretadas nos centros nervosos de conexão (medula espinal e encéfalo), desencadeiam uma resposta motora ou glandular. Com o efeito, a sensação consiste numa espécie de apresentação isolada das qualidades dos objectivos constituído a base da percepção, se bem que não se possa isolar dela.

Embora por vezes se considere a sensação como o ponto de partida para a construção da experiência e do saber, ela não é, no entanto, um dado imediato da consciência: a sensação só se apresenta ao nosso espírito sob uma forma mais complexa, a forma de percepção. Apenas podemos falar de sensações nas percepções se as considerarmos em si mesmas, sem considerar o que significam.

As sensações principais do nosso corpo são: visuais, auditivas, tactivas, gustativas e olfactivas.

Sensações Visuais

O órgão sensorial que controla as nossas sensações visuais é o olho.

Quando os nossos olhos captam raios de luz a imagem que está no nosso horizonte é nítida na retina, de seguida a lente está logo atrás da pupila, dobra e foca a imagem que é depois enviada para a parte de trás do olho! A parte de trás do olho está formada por milhares de células. Esse forro chama-se retina, que regista a imagem e envia sinais ao cérebro via nervo óptico. Na retina há duas espécies de células sensíveis à luz, estas são os bastonetes e os cones. Alguns cones são sensíveis á luz vermelha, outros á verde e outros á cor azul. Depois de enviada a imagem ao cérebro, este a põe na posição correcta e identifica o que estamos a ver.

Sensações auditivas

O nosso órgão sensorial que predomina nele as sensações auditivas é o ouvido.

As vibrações ao qual chamamos de som, entra no nosso ouvido e faz o nosso tímpano vibrar. Este ao abanar faz vibrar três ossos chamados ossículos (martelo, bigorna, estribo) que enviam as vibrações para a cóclea. A cóclea é um órgão cheio de água que detecta a frequência do som e envia-a ao cérebro. A parte do córtex cerebral responsável por a audição reconhece o som.

Sensações olfactivas

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com