DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
Monografias: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mcorrea_s • 11/5/2014 • 2.666 Palavras (11 Páginas) • 350 Visualizações
1 PARTE I
1.1 EMPRESA
Nome: Sekur Tecnologia.
Setor: TI (Tecnologia da Informação).
Porte: Micro Empresa.
Cidade: São José dos Pinhais
Estado: Paraná
1.2 ENTREVISTA
1.2.1 Teoria Econômica
1 - A empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumentá-los ou mantê-los?
Empresa: Sim, normalmente a cada ano os valores são pesquisados com base na variação do IGPM que regula as alterações, mas na medida do possível os valores são mantidos estrategicamente para ganhar mercado.
2 – A Evolução dos preços da empresa é analisada em comparação com a inflação?
Empresa: Sempre que a inflação é estudada pela empresa que faz a gestão dos recursos e é passada essa informação aos gestores, é feito um estudo no mercado para saber se isso impacta ou não nos valores praticados.
3 – Na definição dos preços a cada vez que vão aumentar, são considerados todos os pontos importantes? (Preço dos concorrentes, inflação geral e específica dos itens de custo da empresa, poder de compra dos consumidores, diferenciais de qualidade etc).
Empresa: Sim, para que possamos estar sempre “bem localizados” no mercado de TI.
4 – Há uma politica definida para descontos?
Empresa: Sim, atualmente existe uma politica simples de precificação de serviços e produtos onde é feito um estudo da “compra” onde o desconto varia de 5% a vista até 15% de desconto a vista, levando em consideração possíveis deslocamentos de técnicos até o cliente e custos com fornecedores.
1.2.2 Administração Financeira e Orçamentária
1 – Sua empresa trabalha com orçamento de caixa e previsão de flutuações?
Empresa: Não, por se tratar de uma micro empresa, não existe algo padronizado para ter um orçamento de caixa, a verba que entra para a empresa é administrada com pequenas “previsões” de investimentos internos mas nada que vise uma flutuação ou instabilidade de mercado.
2 – O orçamento de caixa é elaborado com premissas conservadoras de modo que possa dar maior segurança à empresa?
Empresa: como não é feito um orçamento de caixa padronizado, apenas é estudada uma “previsão” de investimento interno, porém tendo em vista todos os mecanismos de orçamento para segurança real do lucro da empresa ainda há o que ser feito para melhorar este controle.
3 – Há acompanhamento mensal e diário do fluxo de caixa projetado?
Empresa: Sim o fluxo de caixa é acompanhado pelos administradores, porém como informado não existem grandes projeções o que proporciona um controle mais simples.
4 – A empresa elabora orçamentos regularmente, dentro de uma periodicidade que se tem revelado adequados?
Empresa: Realizamos orçamentos de vendas, são feitas cotações com diversos fornecedores para ofertar ao cliente o melhor custo de equipamento e com benefício de grandes marcas o que é um diferencial praticado pela empresa.
5 – O nível de detalhes do orçamento é suficiente para orientar as ações gerenciais, sem que possa confundir a visão global dos resultados.
Empresa: Sim, os orçamentos são precificados dando clareza nas informações que são levadas até a administração, essas tabelas trazem valores de custo, comissões, taxas de boleto bancários e impostos para que seja repassado com total clareza o que realmente entra de capital para a empresa.
6 – Os orçamentos são revisados periodicamente?
Empresa: Sim, sempre que necessário.
7 – O trabalho de elaboração do orçamento envolve todos os gerentes de nível decisório da organização e o documento orçamentário final é resultado de um consenso?
Empresa: Não por não possuir mais de uma gerencia dentro da empresa, essa pessoa é responsável pelas decisões.
8 – Os custos, as despesas e os resultados verificados em períodos anteriores servem de primeira base para o orçamento, mas ao mesmo tempo são questionadas quanto a sua validade para o futuro?
Empresa: Não, os orçamentos são avaliados em primeira instância após isso somente são consultados para “pareamento” de informações.
1.2.3 Mercado Financeiro e de Capitais
1 – A empresa emite ações no mercado financeiro?
Empresa: Não.
2 – Com relação ao mercado bancário, quais produtos ela utiliza?
Empresa: Não é utilizado nenhum artifício bancário a não ser uso de maquina para cartões.
3 – Questione quais conhecimentos o empresário possui sobre o mercado financeiro. O que engloba e interfere no seu negócio?
Empresa: Os Administradores não tem nenhum conhecimento sobre o mercado financeiro da área de atuação.
1.2.4 Matemática Financeira
1 – Questionar nesta entrevista se existe algum financiamento realizado interno ou externo. Se existir verificar se foi financiado com entrada ou não e obtiver valores de prestação e valor do capital inicial para que possam calcular o valor futuro deste investimento, sendo posterior ou antecipado.
Empresa: Existe atualmente um pequeno financiamento em andamento para compra de novos equipamentos (notebooks) para os atuais técnicos, são sem entrada divididos em 6 prestações com juros de 1,99% pelo BNDES com valor de parcela R$ 1.112,39
1.2.5 Direito Tributário
1 – Quais são os tributos recolhidos pela empresa?
Empresa: Por ser micro empresas podem optar pelo Simples, um regime tributário que reúne em uma única guia o recolhimento de seis tributos federais (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS/Pasep e CPP), um estadual (ICMS) e um municipal (ISS).
2
...