DIALETICA
Resenha: DIALETICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sarahisa • 29/4/2013 • Resenha • 290 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
Dialética
Arte de argumentar ou discutir. / Maneira de filosofar que procura a verdade por meio de oposição e conciliação de contradições (lógicas ou históricas).
A dialética é, propriamente falando, a arte de discutir. A arte do diálogo. Como, porém, não discutimos só com os outros, mas também conosco próprios, ela acaba sendo considerada o método filosófico por excelência.
Os elementos do esquema básico do método dialético são a tese, a antítese e a síntese.
A tese é uma afirmação ou situação inicialmente dada. A antítese é uma oposição à tese. Do conflito entre tese e antítese surge a síntese, que é uma situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse embate. A síntese, então, torna-se uma nova tese, que contrasta com uma nova antítese gerando uma nova síntese, em um processo em cadeia infinito.
A dialética tem um pressuposto fundamental: a tolerância. É por ela que nos exercitamos a ouvir a fala do nosso próximo. Somos tão limitados, que sempre julgamos ter razão. Esforçando-nos em ouvir o outro, vamos educando os nossos ouvidos para a contradição, pois sempre que há uma dicção, há, em contrapartida, a contradição.
A dialéctica não é apenas uma forma do pensamento; existe na matéria independentemente do pensamento; por palavras, o movimento da matéria é objetivamente dialético.
Argumentar é coisa decente. É a ferramenta que temos para vencer através da razão e do discernimento. É o processo que permite o entendimento com o outro. Mesmo que não sejamos os vencedores, basta que pelo menos nos convençamos do desenrolar dos fatos.
É o caminho que nos conduzirá à obtenção daquilo que almejamos. Por isso, antes de argumentar, é indispensável que saibamos o que de fato queremos.
Argumentar ajuda a viver, contribui para reduzir a discórdia, proporciona a harmonia e o desenvolvimento.
...