DIDATICA E PRATICA DE ENSINO
Exames: DIDATICA E PRATICA DE ENSINO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: resclifer • 5/6/2014 • 5.405 Palavras (22 Páginas) • 620 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Didática e Pratica de Ensino
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Pratica de Ensino”, sob orientação do Professor-Tutor à distância Denise F. Bagne Marquesin.
Polo Unieducação 18920
Anápolis, 10 de Abril de 2014
Introdução
Neste trabalho de pesquisa abordarei a importância do hábito alimentar como um aspecto marcante no estabelecimento de diferenças e semelhanças culturais entre os povos. Esse padrão está relacionado aos recursos ambientais e econômicos, mas também aos nutrientes. A permanência de certos hábitos alimentares é cultural, aprendida e transmitida nos núcleos familiares e nas comunidades, ambiente que hoje recebe grande influência da mídia e da agroindústria.
Pelo lado das ciências, o estudo desse tema pode ser feito de modo que os alunos entendam quais são as principais funções da alimentação e qual a importância dos alimentos para a boa saúde, para o crescimento e para o desenvolvimento humano.
Neste sentido, a principal meta será desenvolver a desenvolverem atividades sobre alimentação e nutrição de forma transversal e interdisciplinar com os alunos, promovendo a construção do conhecimento crítico e estimulando um viver mais saudável hoje e no futuro. Por intermédio desta vivência, conseguimos estimular nesse espaço a adoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, assim como a construção de um material sobre alimentação saudável e práticas alimentares individuais.
Projeto Semana da Alimentação: “Comer para ter Saúde”
Público Alvo: Alunos 3º Ano do Ensino Fundamental
Fundamentado na teoria de Piaget sobre Assimilação:
Assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui [...]
Parte-se do pressuposto que uma ação desta natureza não se desenvolve plenamente tendo como alvo somente os alunos, porém deve envolver toda a comunidade escolar (professores, alunos, funcionários e pais de alunos), objetivando a construção de um conhecimento crítico que estimule a busca de condições para um viver mais saudável.
O hábito alimentar é um aspecto marcante no estabelecimento de diferenças e semelhanças culturais entre os povos. Esse padrão está relacionado aos recursos ambientais e econômicos, mas também aos nutrientes. A permanência de certos hábitos alimentares é cultural, aprendida e transmitida nos núcleos familiares e nas comunidades, ambiente que hoje recebe grande influência da mídia e da agroindústria.
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e ações de proteção à alimentação saudável, pó meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do que um tema: é uma meta.
Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização.
Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura de lanches rápidos e pouco nutritivos, elaborei este projeto.
OBJETIVOS:
Geral:
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa.
Específicos
Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação.
Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
Saber adequar à alimentação as suas necessidades.
Adquirir hábitos para uma boa alimentação.
Aproveitar os alimentos na época da safra.
Classificar a origem dos alimentos.
Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
Cronograma
As atividades serão realizadas no horário de aula das 13:00 as 17:30.
13:00 = inicio das atividades com acolhimento e vídeo alimentação saudável;
13:30 = texto Pirâmide Alimentar
...