DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Ensaios: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pontel70 • 23/9/2014 • 456 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
FACULDADE ASSOCIADA BRASIL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TERMO DE APROVAÇÃO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Coordenadora Pedagógica:
NOTA: _____________.
Há anos a questão da Didática e do lugar dos saberes pedagógicos na
formação e profissionalização docente tem-me chamado a atenção e impulsionado alguns de meus estudos (Garcia, 1994, 1995).
Com isso devemos levar em conta o que estamos analisando, pois sempre temos regras e critérios que nos fazem cocientes de nosso trabalho, temos que ter como objeto de analise todos os dados para que o saberes da formação do profissional seja ampla, dando capacidade de formar professores já didática nos chama a atenção para o lado ético do docente com isso o docente sempre terá cuidado com a educação
História da maneira pela qual os indivíduos são chamados a se constituir como sujeitos de conduta moral: essa história será aquela dos modelos propostos para a instauração e o desenvolvimento das relações para consigo, para a reflexão sobre si, para o conhecimento, o
exame, a decifração de si por si mesmo, as transformações que se procura efetuar sobre si” (Foucault, 1994, p.29).
Neste trecho Foucault da muito a importância na historia e nos desenvolvimentos que ocorreram sempre se preocupando com o desenvolvimento e as transformação que ocorrerá, pois nos faz ver a realidade dos modelos e propostas desenvolvidos tornando cada dia mais a didática uma nova maneira.
As pedagogias críticas propõem formas particulares de experiência aos docentes: experiência de si, experiência com os outros na relação pedagógica, experiência com as coisas do mundo.
Para o exercício dessa tarefa conscientizadora professores e intelectuais são interpelados com uma forma de pessoalidade que deve ter como características os diversos saberes dando total capacidade de interpretar e traduzir as necessidades de prepara um docente consciente dos seus atos sempre buscando as diversas aspirações dos que são objetos dos programas educativos, oferecendo-lhes as possibilidades programáticas.
A políticas que pode alcançar uma miséria cultural e política;
ser um sujeito de princípios e condutas que deveria ser base da educação mas torna um exemplares, a fim de educar pela retidão e pela coerência de sua conduta e crenças; ter atitudes constantes de
auto-reflexão e auto-exame, vigiando e zelando pelos próprios pensamentos e por sua conduta para não se desviar dos princípios que devem pautar a relação pedagógica e seus objetivos emancipadores.
Dessa forma, a pedagogia e a didática são tecnologias humanas que implicam trabalho ético dos professores e educadores dando seu próprio valor.
Mas
...