DIFERENTES ROLES DE GERENTE
Resenha: DIFERENTES ROLES DE GERENTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dininha27 • 21/11/2013 • Resenha • 1.375 Palavras (6 Páginas) • 457 Visualizações
OS VÁRIOS PAPÉIS DO GESTOR
As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, porem, mai estas funções foram condensadas em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.
Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos", ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório.”.
O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
Organizar: pode-se constatar que […] se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa.
Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas".
Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados."
Controlar: acompanhar todos os processos através de um checklist e feedback.
Além disso, ao gestor organizacional compete a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
A gestão da qualidade total, foi desenvolvida entre as décadas de 1950 e 1980, é um sistema de gestão muito conhecido, difundido e utilizado nas indústrias, foca nas necessidades dos clientes, realiza um processo de melhoria contínua nas empresas o que envolve todas as áreas da organização. Para isso há de se ter um planejamento voltado para esse fim.
O planejamento voltado para uma produção enxuta, versátil e flexível torna a empresa mais ágil a enfrentar as demandas do mercado, reduzindo suas perdas e custos operacionais, gerando os lucros ao atender as necessidades dos clientes e aumentar a motivação dos colaboradores.
Além disso, é muito importante, numa administração moderna, a preocupação com a sustentabilidade e a comunidade a qual esta inserida. PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL
Há mais de 50 anos a Tumelero Materiais de Construção S/A trabalha com qualidade e responsabilidade com o meio ambiente, ela utilizada madeira de reflorestamento como matéria prima com intuito de colaboração empresarial lhe proporcionando uma melhor imagem para seus clientes.
ÉTICA CORPORATIVA
A ética corporativa é a maneira de “ser” de uma organização. Significa que sua conduta pública orienta-se por princípios de valor consensuais, que caracterizam um perfil próprio. De uma ética corporativa, reconhecidamente consistente, resulta o efetivo engajamento de pessoas com as organizações – o orgulho de pertencer ao quadro da empresa. É imprescindível o sentimento de admiração para que exista uma identificação com a causa. A ética corporativa retrata a cultura organizacional.
Ética implica responsabilidade e comprometimento e, como tal, incomoda aos que querem obsessivamente ganhar e ganhar, mesmo que todos sejam perdedores. Na estratégia de negociação há sempre um espaço reservado para um mínimo de renúncia às vantagens pessoais. Em relação à ética esse espaço é maior, pois a referência básica é o bem comum.
ASSEDIO MORAL
Outro fato importante é o assedio moral, que é expor funcionários a situações humilhantes e constrangedoras, que ocorrem durante o exercício funcional, nas ralações hierárquicas assimétricas onde ocorrem atitudes negativas, relações desumanas e antiéticas que podem ser o rigor excessivo, tarefas inúteis ou degradantes, desqualificação, críticas em público, isolamento, ameaças e etc..
Diversos problemas surgem quando ocorre assédio moral. Dentre eles podemos citar o aumento do turnover com gastos de recrutamentos, seleção e treinamento; aumento da acidentabilidade; aumento do absenteísmo; litígios com a justiça trabalhista; degradação do ambiente de trabalho; clima organizacional ruim; menor eficiência e qualidade do trabalho realizado; resultados sofríveis e menor produtividade; retrabalho; queda na relação da empresa; resistência e sabotagem por parte dos funcionários; perda da criatividade e motivação; menor iniciativa dos empregados e aumento do clima de tensão; danos em equipamento e absenteísmo psicológico. A) A empresa implementa os fundamento abaixo?
Pensamento sistêmico - A empresa abriu várias filiais devido ao sucesso da matriz, e como mencionado ela possui mais de 44 lojas espalhadas por todo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ela busca a máxima excelência em primeiro lugar .
Aprendizado organizacional - É uma empresa que pensa em seus funcionários, qualificando-os ela trás qualidade para seus clientes.
Cultura e inovação - Sua cultura está marcado já no inicio de sua jornada em 1967 com as vendas de produtos coloniais, e sua inovação é com seu sistema online entre todas as lojas proporcionando um meio muito mais rápido de comunicação.
Liderança e constância de propósitos - Como toda empresa de sucesso, Sempre há gerentes de confiança liderando em cada filial com o propósito de proporcionar um atendimento de primeira qualidade, a empresa em si pretende continuar com
...